A economia digital, novos modelos e receitas, além do impacto na sociedade, serão discutidos no XVI Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES), nos próximos dias 31 de agosto e 1 de setembro, na Universidade Católica do Salvador (UCSal), na Bahia. As inscrições estão abertas no site www.financies.com.br.

O evento reunirá gestores educacionais de todo o país e contará com palestras, dinâmica de grupo, apresentações de painéis e de cases de sucesso, momento cultural, almoço e confraternização com líderes da educação superior e outras atividades com o objetivo de proporcionar a troca de conhecimentos e de experiências entre os representantes das IES.

Segundo o presidente do FinancIES e vice-reitor da Fecap, Taiguara Langrafe, a economia digital está tendo um impacto relevante na sociedade como um todo. “As IES estão criando novas receitas nesse novo contexto? Quais os caminhos e melhores práticas? Debater esse tema e outros será de enorme valia para os executivos financeiros participantes. Muitas ideias e conexões serão geradas em prol das IES”, enfatiza.

Durante o FinancIES, ele adianta que haverá uma imersão com os executivos financeiros das IES privadas brasileiras sobre novas fontes de geração de receitas para as instituições. “Houve uma forte transformação no perfil das receitas ao longo dos últimos anos. Discutir e criar alternativas será um produto de grande valia no fórum de 2023”, avalia.

O presidente do Fórum também aponta diferenciais desta edição do evento. “Além do tradicional networking entre os executivos financeiros das IES brasileiras e muitas atividades práticas, teremos a realização em Salvador. É uma cidade incrível e que está recebendo a rede FinancIES com todo o calor e receptividade típica dos baianos”, completa.

Além de Taiguara, a abertura oficial do evento contará com a reitora da UCSal, Roberta Gontijo, que ao longo da programação apresentará o case UCSal, e do presidente do Semesb/Abames, Carlos Joel Pereira.

A partir do tema central “Economia Digital: novos modelos e novas receitas para as IES!”, o XVI FinancIES traz à tona debates sobre “Novos Modelos, Novas Receitas”, com Luciano Sathler, conselheiro do CNPq e do CEE MG e founder do CertifikEdu; “Modelos Disruptivos no Ensino Superior (Arnobio Morelix, CEO da Faculdade Sirius, Jeferson Vinhas, CEO do Grupo Integrado e vice-presidente do FinancIES, e Maíra Habimoral, CEO da Faculdade Inteli); “Agenda Estratégica para a Educação 2023” (Elizabeth Guedes, presidente da Anup e Confenen e conselheira do CNE, Eduardo Bismark, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão na Educação Particular); “Educação em Números – Leitura de Especialistas” (Romário Davel, sócio-fundador da Atmã Educar, e Paulo Presse, coordenador da Área de Estudos de Mercado da Hoper Educação); “Alumni Fundo de Bolsas” (João Paulo Vergueiro, membro da Rede Alumni e ex-diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR); “Inteligência Artificial” (Luiz Roberto Calado, vice-presidente de Relações Institucionais do IBEF-SP); entre outros.

Segundo o fundador e diretor-executivo do FinancIES, Adriano Dias Souza, o fórum, que deu os primeiros passos em 2007 e se consolida como exemplo de sucesso compartilhado, é hoje uma instituição representativa no cenário educacional. “O FinancIES tem sua história consolidada como polo gerador de discussões técnicas de gestão, estratégias para os desafios comuns da atualidade e de oportunidades de negócios. Reúne mais de 2 mil executivos de instituições de ensino superior de norte a sul do Brasil não apenas no evento realizado anualmente, mas durante todo o ano, na Rede FinancIES, por isso, a expectativa de público segue a tendência de crescimento a cada edição”, revela.

Na avaliação da reitora da UCSAL, Roberta Gontijo, receber o FinancIES 2023 é um marco referencial nas estratégias para sustentabilidade financeira da instituição. “Poder sediar o evento significa acolher lideranças diversas, com suas diferentes formas de pensar e agir, e ser um espaço que oportuniza trocas potentes e significativas para pensar o desenvolvimento econômico da educação superior privada no país. Estamos felizes em realizar essa missão, compreendendo que ela dialoga diretamente com nosso propósito institucional de unir a tradição de uma IES com 62 anos de história às inovações que acompanham a sociedade contemporânea”, avalia ela, que apresentará o case “UCSal e novos modelos de receita: inovação para a perenidade institucional”.

A reitora revela que as expectativas são as melhores possíveis, já que, do ponto de vista da educação, o tema deste ano, economia digital, “está a todo vapor”, não apenas no sentido da gestão dos negócios educacionais, mas também em sala de aula, com o estudante. “São perspectivas diferentes, mas que se alinham na importância de compreender com clareza os cenários da atualidade para os players e o mercado de trabalho, amplamente permeado por startups, bancos digitais, criptomoedas, economia criativa, e pelo amplo e polêmico debate da inteligência artificial”, aponta.

Ela também destaca a importância do Fórum. “Além do pioneirismo em lançar um olhar específico para a arrecadação e a gestão das finanças da educação superior privada, um evento como o FinancIES promove ideias e soluções para questões desafiadoras, muitas vezes até decisivas, para a manutenção dos serviços de uma IES. Também funciona como um termômetro das estratégias financeiras que têm sido mais bem-sucedidas em diferentes instituições do país. É uma excelente oportunidade para trocas de experiências e novas conexões entre pessoas, especialmente depois do período pandêmico que atravessamos, onde as agendas aconteciam exclusivamente de forma digital e limitadas à tela”, conclui Roberta.

Os interessados em participar do XVI FinancIES devem acessar o site www.financies.com.br, que traz a programação completa do evento, que a exemplo das edições anteriores, realizadas em Florianópolis (SC), Brasília (DF), Aracaju (SE), São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Maringá (PR), Sorocaba (SP) e Rio de Janeiro (RJ), reunirá profissionais de destaque na discussão de temas atuais.