Com uma crescente preocupação pelo futuro ambiental do planeta, a professora da Unoeste, Rebeca Delatore Simões, doutora em ciência e tecnologia em materiais, está a frente de um projeto para o desenvolvimento de um tijolo ecológico, produto que pode reduzir e muito os impactos ambientais.

Dentre os principais benefícios estão: a economia de água; reciclagem; não polui o meio ambiente; baixo custo de fabricação e aquecimento da economia regional. “Nosso intuito é fabricar um tijolo do tipo adobe, que tenha materiais recicláveis que serão triturados e agregados a ele. Será fabricado sem queima, apenas seco ao sol, portanto, não haverá emissão de poluentes no ar”, declara a doutora.

Na elaboração do tijolo ecológico também está Jader Géa Garcia, aluno do 4º termo de Engenharia Civil da Unoeste, que conseguiu bolsa de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) graças à grande importância da pesquisa. O universitário aposta num mundo melhor se os profissionais pensarem além de pura e simplesmente construir e estiverem dispostos e capacitados para executar soluções ambientais e de bem-estar à população.