Com o lema “educação aliada ao esporte”, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) é a única credenciada pelo Comitê Olímpico Brasileiro para receber atletas visando a treinos para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O parque aquático vai receber as equipes da Itália e do Japão.

“Poucas piscinas no país são olímpicas (50 metros) e cobertas. Isso ajuda no inverno, quando serão disputados os jogos. A permanência dos italianos e japoneses aqui será proveitosa para os nossos atletas, que poderão trocar experiência com esportistas de nível mundial”, disse a professora Rosa do Carmo, coordenadora do Departamento de Natação da Unisanta.

Em visita à Unisanta, o único representante brasileiro do Comitê Olímpico do Japão, Luiz Antônio Takasaki, evidenciou o potencial da Baixada Santista na decisão final. “Nossa região foi escolhida pelo comitê, pois, além de se assemelhar com o ambiente das Olimpíadas no Rio de Janeiro, lembra também o Japão, por estar no mesmo nível do mar, facilitando, assim, o treinamento dos atletas e até evitando possíveis contusões”, afirmou.

O Complexo Aquático compreende uma piscina olímpica, a primeira no país aquecida e com teto retrátil, e outra de apoio, para aquecimento e hidroginástica, além das clínicas de Fisioterapia e Odontologia, o Laboratório de Fisiologia do Exercício do Curso de Educação Física e a Academia de Musculação, com aparelhos de última geração.