Será criada pelo Ministério da Educação (MEC) uma comissão com o propósito de debater políticas de transferência assistida para alunos da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade, caso o descredenciamento das instituições aconteça após a conclusão da análise de defesa apresentada ao ministério. A primeira reunião para discutir o assunto acontecerá na próxima semana.

A decisão ocorreu depois do ministro da educação, Aloizio Mercadante, realizar um encontro com estudantes das instituições em Brasília na última terça-feira (07). Na ocasião, ficou decidido que a comissão será composta por cinco membros do MEC e sete representantes dos alunos, incluindo um componente da União Nacional de Estudantes (UNE). O acompanhamento de um representante da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão também será solicitado.

Em 2012, o MEC instaurou um processo de supervisão sobre o grupo Galileo Educacional, responsável pela gestão da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade, ambos do Rio de Janeiro, devido a denúncias sobre irregularidades financeiras e acadêmicas. Desde então as instituições passam por períodos de greves e falta de professores, o que resultou na instauração de processo administrativo no final de 2013, determinando a suspensão da abertura de cursos, processos seletivos ou aumento no número de vagas.

As instituições puderam apresentar defesa e recorrer das medidas cautelares. A análise dos documentos ainda está sendo realizada pelo ministério.