Professores do Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo) uniram disciplinas que apresentavam intersecção no conteúdo numa só, interdisciplinar. A fusão de Políticas Públicas e Saúde Mental é ministrada para os estudantes de enfermagem, e Recursos Humanos com Marketing e Varejo, para graduandos de administração e de gestão de RH. “Ao proporcionar o diálogo entre as disciplinas, exploramos diferentes caminhos e elaboramos aulas práticas e dinâmicas”, justifica Joval Flor Junior, professor de Marketing e Varejo, que vê na prática uma provocação que prepara o aluno para o mercado de trabalho.

A estratégia faz parte de um conjunto de ações que a instituição vem implantado afim de atualizar a sala de aula para o século 21 e atender a demanda inovadora e empreendedora do setor. Dentre elas, a adoção de tecnologias de ensino personalizado das empresas Geekie e QMágico. Com base na Teoria de Respostas ao Item, programas determinam os pontos fracos e fortes de cada aluno, fornecendo aos professores um diagnóstico individual de habilidades e dificuldades de seus estudantes.

Quebrando o modelo de aula tradicional, a professora Mariane Rizzeto, de Psicopatologia, inventou um jogo de auditório ao estilo “Passa ou Repassa”. Para ganhar, é preciso estudar com antecedência. Segundo ela, a competitividade motiva os que não se saíram bem de primeira. E para além da sala, a professora de Marketing Aurea Cardoso incentiva os alunos a irem um ponto de venda e fazer testes cegos com produtos líderes, e organiza a Feira de Marketing, que desafia os discentes a conseguirem patrocínio de uma grande empresa, além de simularem outras práticas de mercado.

São técnicas de project-based learning, sala de aula invertida, peer instruction e gameficação, apontadas por especialistas e relatórios como tendências para o ensino superior.