A questão da espetacularização da violência na mídia, políticas editoriais e dilemas éticos serão alguns dos temas debatidos no Seminário Internacional Mídia e Violência, que será realizado no dia 24 de março, na Universidade Metodista de São Paulo. Fruto de uma parceria estabelecida entre o Canadá, Estados Unidos e instituições de ensino e pesquisa do Brasil, o Seminário também acontecerá na Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos dias 26 e 27 de março. As inscrições para a edição de São Paulo  vão até o dia 20 de março. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

Especialistas americanos, brasileiros, e canadenses irão reunir-se para debater as tendências e os desafios na cobertura do crime em suas várias vertentes. Em diversos países a cobertura sensacionalista da violência coloca jornalistas e proprietários de meios de comunicação face  a um dilema ético no estabelecimento e na prática de políticas editoriais. A escolha de fotos, imagens e manchetes varia em função da linha editorial adotada pelos veículos.

Destaques – Em São Paulo, alguns dos destaques são Caco Barcellos, da TV Globo, que falará de sua experiência como repórter investigativo consagrado; Bruno Paes Manso, do Estado de S. Paulo, autor de Homem X – uma reportagem sobre a alma do assassino; e Valmir Salaro, da TV Globo, também referência no jornalismo investigativo.

O Seminário contará também com a presença de Doug Saunders, chefe do escritório de Londres do jornal canadense The Globe and Mail, que tecerá comentários sobre os desafios da cobertura jornalística em zonas de conflito.

Local: Universidade Metodista de São Paulo (Salão Nobre) – Rua Alfeu Tavares, 149 – Campus Rudge Ramos

Inscrições e programação: pelo portal da Metodista www.metodista.br ou pelo telefone: (11) 4366-5229