Na tarde da última segunda-feira (27), cerca de 80 gestores e profissionais atuantes em instituições de ensino superior participaram do Seminário de Captação e Retenção de Alunos, realizado na sede do Semesp.

FotorCreated

Abrindo as apresentações, Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, fez uma análise setorial da região metropolitana de São Paulo, apresentando o crescimento no número de matrículas nos cursos presenciais e EAD, graduação tecnológica, contratos do Fies, entre outros dados. “Administração, Direito e Pedagogia foram os cursos presenciais mais procurados na rede privada em 2014 na região metropolitana de São Paulo. Já na modalidade EAD, Pedagogia, Administração e Serviço Social receberam o maior número de matrículas, nessa ordem”, explicou.

Após percorrer as cidades participantes das Jornadas Regionais, o tema “Captação de alunos 24 por 7”, apresentado por Wilson Diniz, diretor de Marketing do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, foi um dos destaques do seminário desta segunda. “Um conceito de captação de alunos mais amplo, vai além de uma ou poucas ações isoladas ou de atividades exercidas por um único setor ou departamento dentro de uma instituição. As tendências de captação hoje envolvem todos os profissionais de todos os setores de uma IES com objetivos fundamentais e específicos, como captar mais alunos e manter a instituição financeiramente equilibrada”, disse.

Henrique Castan, cofundador do Grupo Unite, falou sobre captação sustentável de novos alunos usando dados de pesquisas feitas pelo próprio Grupo, mas também de estudos internacionais como a Forrester Research Inc. “99% dos candidatos a um determinado curso chega à instituição por meio de site ou telefone. No entanto, 52% desse público abandona a compra on-line, se não conseguir encontrar uma resposta rápida para suas perguntas”, revelou.

André Rossi, diretor de relacionamento da Num.br, apresentou os dados mais procurados nas mídias digitais, extraídos pelo método Big Data Analytics. “Enem, Fies e Prouni foram os assuntos mais buscados em 2014, em contrapartida, o atendimento e a qualidade de ensino foram as principais razões para críticas às universidades”, disse. “Além de entender os motivos das reclamações dos alunos referentes às IES, é fundamental compreender o perfil do público”.

Para fechar o evento, Tório Barbosa, CEO da Educa Woldwide Brasil, abordou o tema “Captação em tempos de crise” e mostrou como driblar os impactos negativos que a crise econômica no Brasil tem trazido para o setor da educação.