José Roberto Covac, diretor jurídico do Semesp (à esquerda), e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante assinatura do documento

O Ministério da Educação lançou nesta quarta, dia 6, na sede do Inep, em Brasília, o programa Educação em Prática, que visa por meio de parcerias com Instituições de Ensino Superior, privadas e públicas, abrir as faculdades para que alunos dos ensinos fundamental e médio ampliem seus conhecimentos com foco em suas habilidades e aptidões.

Durante a cerimônia de lançamento, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, assinou a portaria que institui o programa. Na sequência, entidades representativas do setor assinaram termo para cooperar, divulgar e fomentar as parcerias com as IES. O Semesp foi representado pelos diretores de Inovação e Cooperação, Fábio Reis, e do jurídico, José Roberto Covac, que assinou o documento de cooperação em nome da entidade.

Programa Educação em Prática

O intuito é que as universidades disponibilizem conteúdos, professores e espaços físicos, como laboratórios de ciências, física, robótica, sala de computadores, música e quadras de esporte, por exemplo. Com o programa, o estudante da educação básica vai completar a carga horária do currículo escolar e ter acesso a novas oportunidades em atividades ao aproximar o aprendizado do ensino superior.

De acordo com o MEC, os alunos de cursos de Pedagogia e Licenciatura das instituições que aderirem ao programa poderão ganhar a experiência prática de estágio supervisionado nas escolas das redes públicas de ensino beneficiadas. Além disso, as universidades, os centros e as faculdades que abraçarem a educação básica poderão ter um bônus na avaliação institucional realizada pelo Ministério, por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).

Com as parcerias, o MEC pretende dar suporte à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que definiu os chamados “itinerários formativos”: uma formação em que o estudante pode escolher a área de conhecimento ou formação técnica a partir de suas preferências e intenções de carreira desenvolvendo seu projeto de vida. As adesões deverão ser realizadas a partir de 2019 e as ações começam a ser realizadas em 2020.

A cooperação será formada entre as instituições e as secretarias de Educação municipais e estaduais. A articulação para o desenvolvimento das atividades será promovida pelo MEC junto ao Consed, à Undime e às associações representantes de instituições de ensino superior parceiras.

Para mais informações, acesse o portal do MEC.