Fluxo de compras dentro da plataforma do projeto Central de Compras Coletivas para IES

O Semesp realizou nesta sexta, 19, uma reunião de apresentação da plataforma do projeto do Central de Compras Coletivas para IES. Participaram da reunião IES das redes de cooperação que já haviam demonstrado interesse pelo projeto, que visa gerar economia financeira entre as IES por meio de compras coletivas.

O objetivo do encontro foi dar o primeiro passo para que as IES participantes do projeto possam usar a plataforma da Área Central, inclusive com os responsáveis já recebendo acesso para a ferramenta. Entre os passos do fluxo de compras na plataforma estão fases como demanda, cotação, pedido, compra e entrega, sendo que as IES participam ativamente dos processos de demanda e do pedido, com a definição de produtos/serviços a serem comprados e quantidade.

“Essa reunião é o nosso primeiro passo para avançarmos no processo de compras coletivas”, disse Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp. “Nossa expectativa em relação ao projeto é grande”, complementou. Segundo Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, a realização da primeira compra via plataforma, programada para acontecer no início de 2022, fortalecerá o projeto e beneficiará as IES. “Quanto mais IES participarem, maior será o volume de compras e os ganhos para as instituições”, apontou ele.

Central de compras beneficiará IES participantes das redes de cooperação

Lançado em abril, o projeto passou por seis meses de mentoria com coleta de informações para a definição dos itens recorrentes que estarão disponíveis para compra na plataforma. Vale lembrar que não há obrigatoriedade de compra entre as IES participantes.