A CEO da Persone, Helen Cristina Toyama, apresentou na Jornada de São Paulo a palestra “Do lead à matrícula: tecnologias, processos e abordagem para otimizar a captação de alunos”

Atendendo a pedidos dos associados, aconteceu nesta quinta (6) a primeira Jornada Regional da Região Metropolitana de São Paulo. No início do evento, foi apresentado um vídeo em homenagem ao ex-presidente do Semesp, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, falecido no último dia 26 de abril. Em seguida, a atual presidente da entidade, Profa Lúcia Teixeira, lembrou a trajetória do Prof. Hermes e apontou que uma de suas principais lutas era o maior acesso e permanência dos alunos no ensino superior. “O filho do porteiro merece estar no ensino superior, o filho do porteiro é o nosso aluno”, defendeu ela.

Assim como nas outras Jornadas Regionais de 2021, que passaram por Campinas, Ribeirão Preto, Marília, Santos, São José do Rio Preto e o estado de Minas Gerais, o gerente de Financiamentos do Semesp, Alexandre Mori, apresentou uma palestra sobre crédito estudantil próprio das IES, e o diretor Jurídico da entidade, José Roberto Covac, debateu sobre uma série de questões relacionadas à legislação educacional nesse momento de pandemia.

Do lead à matrícula

Em uma palestra exclusiva para a Jornada da Região Metropolitana de São Paulo, a CEO da Persone, empresa focada da captação de alunos, Helen Cristina Toyama, falou sobre tecnologias, processos e abordagens que podem otimizar a questão, crucial para as instituições de ensino superior nesse momento. Segundo Helen, as IES precisam buscar uma captação mais profissionalizada, destacando que existem vários sistemas no mercado que trazem uma maior automação e controle dos processos. “A tecnologia precisa estar atrelada ao processo, integrando todas as necessidades das IES”, disse.

Além do uso da tecnologia, Helen apontou alguns cuidados básicos necessários que as IES precisam tomar em seus processos de captação. “Como estão os sites das IES? Como são os processos de inscrição e de matrículas?”, questionou ela. “O atendimento presencial e todos os canais de comunicação da IES também precisam estar preparados para atender os candidatos e fechar as vendas”, decretou.

Ela listou ainda pontos de abordagem que devem estar bem alinhados, como apresentação, personalização, sorriso na voz, segurança, prontidão, velocidade, vocabulário e empatia das equipes de atendimento.

A última edição das Jornadas Regionais 2021 acontece na sexta, 14 de maio, para os estados da região Sul do país. As inscrições já estão abertas aqui.