Audiência do Semesp com equipe do INEP

O Semesp apresentou, nesta terça, 5 de dezembro, para a equipe do INEP, em Brasília, proposta de um conjunto de indicadores, incluindo indicadores de sucesso do estudante, com exemplos concretos para taxa de graduação e para taxa de colocação profissional, além do andamento atual da implantação do Projeto de Autoavaliação Institucional para o Ensino Superior.

Participaram da reunião, solicitada pelo próprio órgão, a presidente do Semesp, Lúcia Teixeira; o diretor executivo da entidade Rodrigo Capelato; o diretor de Inovação e Redes, Fábio Reis; o diretor Jurídico do Semesp, José Roberto Covac; e o diretor de Regulação e Avaliação e presidente da CPA da PUC do Paraná e coordenador da Rede de Autoavaliação do Semesp, Paulo Nogas, além de Manuel Palacios, presidente do INEP; Ulysses Tavares, diretor de Avaliação da Educação Superior do INEP; e Suzi Mesquita Vargas, coordenadora-Geral de Gestão de Exames e Indicadores da Educação Superior.

Visando ao aperfeiçoamento do sistema atual de avaliação da educação superior no Brasil, com vistas ao seu fácil acesso e manipulação, e também a adoção de novos indicadores, a proposta do Semesp traz vantagens para o INEP ao contribuir para o órgão no cumprimento de sua missão e também para a qualidade e a transparência da prestação de seus serviços, possibilitando atender ao seu público de maneira proativa e eficiente. Entre as sugestões estão a criação de indicadores de reputação, de Satisfação NPS (Net Promoter Score), de taxa de sucesso dos estudantes e sucesso dos egressos.

“O objetivo de nossa proposta é que o INEP amplie os dados sobre a educação superior, de forma transparente, permitindo um enfoque multidimensional voltado a todas as partes interessadas na educação superior”, disse Lúcia Teixeira. “Acreditamos que as propostas presentadas, abrangendo uma gama de indicadores de qualidade com foco no sucesso do estudante do ensino superior, vão ao encontro dos objetivos da atual gestão do INEP para ampliar o espectro da avaliação do ensino superior contemplando novos indicadores que possam auferir os impactos da jornada de um curso de ensino superior na vida dos estudantes e para a sociedade”, acrescentou.

Projeto de Autoavaliação Institucional para o Ensino Superior

Elaborado pelo Semesp, tendo resultado na formação de uma Rede de Autoavaliação integrada até o momento por 46 instituições de ensino superior de todas as regiões do Brasil, o projeto está sendo desenvolvido desde abril de 2021 a partir da identificação da necessidade de aprimorar a autoavaliação do ensino superior por meio de um novo modelo de autoavaliação suplementar ao modelo atualmente em vigor.

Discutido por um grupo multidisciplinar formado por reitores, dirigentes e especialistas em avaliação institucional das IES, reunido pelo Semesp, o projeto consiste na elaboração de uma ferramenta de avaliação que tem como referência os instrumentos estabelecidos pelo INEP, mas também a inspiração de sistemas implantados em países como Chile, Colômbia, México, Estados Unidos e Portugal.