O Diretor Jurídico do Semesp, José Roberto Covac, participou na última sexta (2) de reunião mensal de prestação de contas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) com o setor da educação.

Na ocasião, a Seres apresentou os números relativos às portarias assinadas apenas no mês de junho, um total de 141. Segundo o órgão, de 2015 a 2021, foram assinadas mais de 8 mil portarias. Dos 17.034 processos de regulação protocolados desde o início de 2021, já foram concluídos 74%, sendo 5.380 cursos de renovação de reconhecimento, 1.772 cursos extintos (a pedido), 549 cursos reconhecidos e 217 cursos autorizados.

Já o Inep destacou na reunião que, até o final de julho, mais de 730 processos de avaliações virtuais in loco estarão realizadas. Entre os problemas apontados em relação às avaliações, há uma demora de permissão de acesso ao FTP (servidor do Inep), tanto para as IES como para o avaliador. No caso dos cursos de Saúde, foi apontado um problema em relação a visitas in loco nos hospitais e nas clínicas. Outra questão é a realização simultânea das avaliações, o que dificulta a coordenação das mesmas.

Durante a reunião, o órgão solicitou que, mesmo com as férias coletivas, as avaliações ocorram normalmente em julho. O Inep informou que, caso a avaliação seja suspensa no mês de julho, ela ficará para o final da fila do órgão, o que pode gerar atrasos para as IES. Apesar dos problemas apontados, todas as entidades participantes da reunião manifestaram o desejo de manutenção da avaliação virtual in loco mesmo após o término da pandemia.

Em outra pauta da reunião, o Inep adiantou que a portaria sobre o Enade deve ser publicada em breve, com previsão de realização da prova para 14 de novembro.