Vice-ministra da Educação de Cuba, Alicia Alonso Becerra, durante o 14° Congresso Internacional de Educação Superior Universidade 2024

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, e o diretor de Inovação e Redes, Fábio Reis, estão participando do 14° Congresso Internacional de Educação Superior Universidade 2024, que acontece em Cuba até a próxima sexta, 9. Com o tema “Educação Superior do Futuro: Transformação Social, Qualidade, Pertinência e Sustentabilidade”, o congresso está promovendo diálogos e reflexões sobre o papel do ensino superior.

Entre os vários temas discutidos no Universidade 2024, promovido pelo Ministério da Educação de Cuba e as próprias IES do país, estão internacionalização, transformação digital, financiamento, qualidade, desenvolvimento sustentável, inovação, formação de professores, entre outros. Uma das mesas assistidas por Capelato e Reis contou com a participação da vice-ministra da Educação de Cuba, Alicia Alonso Becerra, que apresentou como Cuba está enfrentando os desafios para atingir as ODS.

Durante o Universidade 2024, nos dias 7 e 8, será realizado o 4º encontro preparatório para a CRES+5, organizada pela UNESCO-IESALC, que será realizada em Brasília, de 13 a 15 de março. O objetivo é promover um processo participativo que destaque o progresso alcançado desde a CRES 2018, assim como discutir os desafios remanescentes e as questões emergentes na educação superior da região, especialmente após a pandemia de Covid-19. O Semesp foi convidado para participar no CRES+5, onde contribuirá com as discussões de questões como formação de professores, financiamento e governança.