A nova edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil será lançada durante evento em comemoração aos 40 anos do Semesp. Além do Mapa, será lançado no evento o Museu do Empreendedor do Ensino Superior (MEESUP), site que tratá uma série de depoimentos de líderes de IES contando um pouco da história do ensino superior no país. 

O Semesp lança o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2019, nesta quinta-feira (13/06), às 15h, em evento na sede da entidade, em São Paulo. Elaborado desde 2011 pelo Semesp, o Mapa oferece um panorama completo da educação superior das redes privada e pública do país, das cinco regiões, dos estados e de suas mesorregiões. Na programação do evento, ainda estão o lançamento do Museu do Empreendedor do Ensino Superior (MEESUP) e palestra com Richard Back, Head de Análise Política da XP Investimentos, sobre uma Análise do Cenário Político no Brasil.

Mapa do Ensino Superior no Brasil 2019

Nessa nona edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, o documento traz um capítulo especial que apresenta um Perfil das Instituições Privadas de Ensino Superior no Brasil, com dados inéditos das mais de 2,1 mil Instituições de Ensino Superior privadas. A nova edição traz ainda o impacto das Instituições nos índices socioeconômicos dos municípios, confrontando os municípios sem IES e os com oferta de cursos; e também indicadores financeiros das mantenedoras e grupos econômicos em três recortes: por porte das IES (pequeno, médio, grande e gigante); lucratividade não superior a 50% da receita líquida e não inferior a -50% da receita líquida; e lucratividade não superior a 30% da receita líquida e não inferior a -30% da receita líquida.

Pela primeira vez, o Mapa do Ensino Superior no Brasil também apresenta informações sobre a representatividade de Pessoas com Deficiência (PcD) no ensino superior, além de dados sobre financiamento estudantil, valores de mensalidades e cursos mais procurados, números de matrículas nas modalidades presencial e EAD, alunos ingressantes e concluintes, perfil dos estudantes, taxas de evasão e migração, entre outros.

De acordo com os dados do Mapa do Ensino Superior, as 1.264 mantenedoras e grupos econômicos somam faturamento total de R$ 70,7 bilhões. As Instituições de pequeno porte (com até 3 mil matrículas) representam 63,2% da rede privada do país, enquanto 16,8% são de porte gigante, com mais de 20 mil matrículas. Pelo porte da IES, também chama atenção a evasão nas Instituições de porte gigante, 31,6% nos cursos presenciais e 34,9% no EAD. Todos os portes tiveram queda de alunos com FIES, mas a maior queda foi registrada nas IES de médio porte (24,4%).

Ainda de acordo com o Mapa, a análise do impacto das Instituições nos municípios revela que nas cidades com IES privadas o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM médio ficou em 0,7218 (considerado alto), em comparação aos municípios sem nenhuma IES. A presença de IES também é sentida no Produto Interno Bruto – PIB dos municípios. Os que possuem IES privadas ou públicas apresentam um PIB per capita médio de 30,7 mil reais.

Serviço

  • Lançamento do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2019, por Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp
  • Lançamento do Museu do Empreendedor do Ensino Superior (MEESUP), por Lúcia Teixeira – 3ª Vice-Presidente do Semesp
  • Análise do Cenário Político no Brasil, por Richard Back – Head de Análise Política da XP Investimentos
  • Coquetel 40 anos do Semesp

Data: 13 de junho de 2019
Horário: das 15h às 20h
Local: Semesp – Rua Cipriano Barata, 2431, Ipiranga