É com imenso pesar que o Semesp comunica o falecimento de Édson Franco, um dos fundadores e primeiro reitor da Universidade da Amazônia (Unama), nesta quinta-feira (13), aos 86 anos.

Além de estar à frente da Unama, Édson Franco também foi presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) de 1992 a 2004, acompanhando de perto o movimento de reestruturação da universidade brasileira e tornando-se o precursor das ideias e dos princípios básicos que serviriam como referência ao processo de avaliação do ensino superior.

Professor universitário aposentado, advogado e jornalista, Édson Franco era Diretor da Faculdade de Estudos Avançados do Pará – FEAPA e do Centro de Ensino Empreendedor do Pará – CEEP. Ele atuou ainda como reitor em instituições no Pará e no Rio de Janeiro e foi secretário de Educação do Estado do Pará, entre outras atividades e funções sempre no âmbito da educação.

O velório será nesta quinta-feira, a partir das 9h, na capela do colégio Nossa Senhora de Nazaré. O sepultamento está marcado para a tarde, a partir das 15h, no cemitério Santa Izabel, em Belém/PA.

O Semesp manifesta suas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Edson Franco e à comunidade da Unama.