Lúcia Teixeira foi recebida pela nova secretária da Seres, Marta Abramo

A presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, foi recebida na manhã desta segunda, 26, pela nova secretária da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Marta Abramo, e pelo chefe de gabinete da secretaria, Vitor Monteiro. O Semesp é a primeira entidade do setor a ser recebida pela nova secretária, que foi nomeada no dia 14 de fevereiro.

Na reunião, o Semesp apresentou propostas da entidade à Secretária e entregou uma série de publicações (como a última edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, lançada em 2023) e pesquisas, como a Pesquisa Acervo Acadêmico e Diploma Digital 2023, a mais recente desenvolvida pelo Instituto Semesp. A pesquisa mensura como está o processo de implementação do acervo acadêmico digital e do diploma digital pelas instituições de ensino superior do Brasil.

Em relação aos resultados da pesquisa, Lúcia Teixeira mostrou preocupação principalmente no que diz respeito às instituições de ensino superior de pequeno porte e solicitou a Seres mais prazo para que elas possam se adequar à legislação.

As diversas propostas apresentadas foram no sentido de promover maior celeridade aos processos na Seres, como a ampliação dos prazos para renovação de reconhecimento de curso, entre outros, e a concessão de autonomia às IES para remanejamento de vagas autorizadas de cursos tecnológicos dentro do mesmo eixo. Também foi solicitado apoio à homologação da resolução do Conselho Nacional de Educação que define as diretrizes para implantação e operação de redes de cooperação pelas IES brasileiras.

A secretária, que já exerceu o cargo de 2014 a 2016, elogiou a produção e a representatividade do Semesp.