Levantamento do Semesp aponta que, somadas as redes pública e particular de educação da cidade de São Paulo, mais de 3 milhões de alunos e 174 mil docentes ficarão ociosos durante os feriados que serão antecipados para os dias 26, 29, 30, 31 de março e 1 de abril, conforme anunciou o prefeito Bruno Covas no último dia 18.

O Semesp defende que a antecipação dos feriados na capital paulista seja facultativa para a educação, uma vez que as aulas estão acontecendo de forma totalmente remota, e encaminhou ofício ao secretário municipal de Educação, Fernando Padula, para apresentar os dados e questionar a eficiência dessa medida para evitar a circulação das pessoas.

“Não faz sentido não permitir que a adesão do setor da educação seja facultativa. A chance de haver circulação das pessoas nesse período é muito maior sem as aulas remotas, sobretudo com o feriado de Páscoa, que muitos poderão aproveitar para viajar, visitar parentes em outras cidades e regiões”, disse o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Capelato ressaltou que esse período compromete todo o calendário do ano letivo e que as instituições não têm condições financeiras de absorver custos extras para manter as atividades remotas nos dias de feriado, conforme estabelece a legislação trabalhista. “O setor de educação foi extremamente impactado durante a pandemia de Covid-19, não contou com ajuda e suporte das esferas governamentais, e agora para dar continuidade ao planejamento pedagógico não pode assumir com mais despesas”, disse.

Para o diretor do Semesp, “só estamos pedindo bom-senso e mostrando que manter as pessoas em casa com as atividades remotas é muito melhor para diminuir a circulação das pessoas nesse momento crítico da pandemia”, concluiu.

Levantamento Semesp

Município de SP – Ensino Superior – 2019

Número de IES que ofertam cursos presenciais:

Rede Privada: 149

Rede Pública: 12

Total: 161

Número de matrículas no ensino superior (apenas cursos presenciais):

Rede Privada: 592 mil

Rede Pública: 67,4 mil

Total: 659,4 mil

Número de docentes (em exercício – cursos presenciais) no ensino superior:

Rede Privada: 26,3 mil

Rede Pública: 14,2 mil

Total: 40,5 mil

 

Município de SP – Ensino Básico – 2020

Número de matrículas da educação básica:

Rede Privada: 960 mil

Rede Pública: 1,72 milhão

Total: 2,68 milhões

Número de docentes da educação básica:

Rede Privada: 64,1 mil

Rede Pública: 72,6 mil

Total: 134,2 mil (A soma não bate porque um mesmo professor pode entrar em mais de uma etapa de ensino).

Número de estabelecimentos da educação básica:

Rede Privada: 4,5 mil

Rede Pública: 2,7 mil

Total: 7,2 mil