Dando continuidade à programação da 15ª Jornadas Regionais que está sendo realizada nesta terça-feira (16), em Santos, Arapuan Netto, reitor da Unisuam, abordou o tema “Uma nova visão sobre o período de captação: como o comportamento de novos alunos pode interferir no marketing das IES”.

À frente da Unisuam há 10 anos, Arapuan foi responsável pela reestruturação acadêmica e financeira da instituição, que hoje conta com mais de 25 mil alunos no Rio de Janeiro, além de 1 mil colaboradores.

Artigo: Uma nova visão sobre o período de captação

Para Arapuan, as Instituições de Ensino Superior devem considerar a equação chave: captação + público novo = aumento de base. Araapuan citou como exemplo a lista vip de alunos que a instituição mantém para relacionamento com os estudantes que estão ainda somente interessados em ingressar na universidade. “É muito importante mantê-los interessados muito antes do vestibular.”

Sobre as ferramentas e ações, o reitor acrescentou que “a campanha certeira é aquela que conversa com o seu público desejado, que une on e off e estuda o seu público. Não adianta criar uma campanha incrível para as redes sociais se o meu público só tem acesso ao carro de som na cidade. É preciso estudar o mercado e avaliar as melhores estratégias”, afirmou Arapuan.

O palestrante também indagou os participantes sobre o tamanho do time das IES para captação e retenção. E alertou: “cuidar do novo sem descuidar do antigo talvez seja o grande desafio para as IES. Na Unisuam, todos os setores foram alinhados de forma transparente. Estamos todos engajados na mesma causa. O segredo da retenção é focar nas pessoas, trabalhar na empregabilidade dos alunos”.

Veja mais: Jornadas Regionais estão hoje em Santos

Os participantes ainda acompanharão Leandro Costa, da Wadhwani Foundation, com o tema “O incentivo a start-ups e ao movimento maker através da organização de centros de empreendedorismo nas IES”.

As próximas cidades que receberão as Jornadas Regionais são Ribeirão Preto (22 de maio); São José dos Campos (21 de agosto); Campinas (11 de setembro); e São José do Rio Preto (22 de outubro). Saiba mais sobre as Jornadas.