A reitora da UNAERP, Suzelei de Castro França, apresenta projetos da IES durante a edição de Ribeirão Preto das 20ª Jornadas Regionais (Foto: Gustavo Tonetto/Semesp)

Ribeirão Preto recebeu nesta quinta, 7 de março, o primeiro evento das 20ª Jornadas Regionais, que, neste ano, ganharam um novo formato incorporando em sua programação as Missões Técnicas Nacionais, com os participantes visitando uma IES local. Em Ribeirão Preto, inaugurando o formato e sediando o evento, a Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) apresentou alguns de seus projetos de extensão, que promovem uma interação entre a IES e a sociedade e setor produtivo, além de oferecer um tour ao campus.

As Jornadas Regionais foram abertas pela reitora da UNAERP, Suzelei de Castro França, pela diretora do Campus Guarujá da UNAERP, Priscilla Maria Bonini Ribeiro, e pelo diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, que, em seguida, apresentou os dados mercadológicos da região. Segundo ele, um dos destaques do último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Inep, infelizmente, são as altas taxas de desistência  no setor privado: 57,4% no presencial, 64,9% no EAD e 60,8% no total. “Por que tantos ingressantes desistem do curso superior? Estamos fazendo algo errado? Será que estamos deixando passar alguma coisa?”, questionou ele.

Em relação aos dados da região, Capelato destacou que Ribeirão Preto possui uma dinâmica de matrículas bem similar, com predominância do total de IES e das matrículas no setor privado: 68,4% e 77,6%, respectivamente. Outros pontos elencados foram:

– Em Ribeirão Preto, a taxa de evasão no EAD é muito acima da taxa do presencial, quase 20 pontos percentuais a mais no caso das IES privada. Essa taxa tem tido um crescimento especialmente forte nos últimos anos;

– Em virtude da vocação mais agrária da região, o curso de Agronomia é o segundo mais procurado em Franca. A cidade também possui uma taxa de evasão no presencial menor do que a do estado de São Paulo;

– Em São Carlos, há uma participação bem maior do setor público nas matrículas presenciais do que a média de São Paulo: apenas 52,8 das matrículas presenciais estão na rede privada; no EAD, graças à força do área de TI, esses cursos são os segundos mais procurados.

Capelato ainda apresentou dados referentes à pós-graduação lato sensu e os resultados da pesquisa “Intenção de Ingresso no Ensino Superior”, realizada pelo Instituto Semesp.

Diretor Jurídico do Semesp, José Roberto Covac, durante Jornada Regional de Ribeirão Preto (Foto: Gustavo Tonetto/Semesp)

Questões legislativas

Após a apresentação dos dados da região, o diretor Jurídico do Semesp, José Roberto Covac, discorreu sobre uma série de temas legais que tem impacto no ensino superior, entre eles: Fies Social; ProUni e o aumento de vagas do curso de Direito e Medicina; novos instrumentos de avaliação; lei, decreto e portaria sobre igualdade salarial e de pedido de antecedentes criminais; criação de Agência de Regulação, etc.

Além das falas da reitora da UNAERP, Suzelei de Castro França, da diretora do Campus Guarujá da UNAERP, Priscilla Maria Bonini Ribeiro, a apresentação dos projetos da IES contou ainda com a participação do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da IES, Rafael Tomaz de Oliveira. As Jornadas terminaram com um tour pela UNAERP, seguido de um debate com os palestrantes.

As próximas Jornadas Regionais acontecem em Campinas, São José do Rio Preto e Santos. Saiba mais aqui.

Confira algumas imagens da tour pela UNAERP:

(Foto: Gustavo Tonetto/Semesp)

(Foto: Gustavo Tonetto/Semesp)

(Foto: Gustavo Tonetto/Semesp)