Semesp participou de reunião com a Seres/MEC para discutir necessidade de novo órgão regulador para a educação superior

Abrindo a agenda 2024 de atividades políticas do Semesp, a entidade se reuniu com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) na segunda-feira, 8 de janeiro, para discutir a criação de um novo órgão regulador dentro do Ministério da Educação. Participaram remotamente da reunião a presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, e o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato. A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) também participou da reunião, conduzida pela secretária da Seres, Helena Sampaio.

A pauta da reunião girou em torno de questões sobre a real necessidade de mais um órgão regulador para a educação superior, quais seriam as particularidades desse novo órgão, as dimensões e funções que ele deveria contemplar, além da relação dele com o Inep e o CNE.

De acordo com o Semesp, a discussão sobre um novo órgão pode dispender muito tempo desviando o foco do MEC para outras questões de ordem mais urgente e fundamental. “Entendemos que seria melhor aperfeiçoar e fortalecer os órgãos já existentes como INEP, SERES e CNE. Essas estruturas já existem, tem uma longa trajetória de conhecimento”, apontou Lúcia Teixeira na reunião.