Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, durante reunião da Rede de Autoavaliação

As 39 instituições de ensino superior que compõem a Rede de Autoavaliação se reuniram nesta sexta-feira (27) pela primeira vez em 2023. O objetivo da reunião foi apresentar em detalhes o roteiro final de aplicação do projeto piloto de autoavaliação elaborado pelo Semesp, sua agenda e o cronograma para o ano.

Em discussão desde 2021, quando ainda reunia apenas 11 IES, o Projeto de Autoavaliação Institucional para o Ensino Superior tem como objetivo propor um modelo de autoavaliação das IES que contribua para aprofundar a avaliação exigida pelo Inep/Ministério da Educação, mantendo os princípios e valores estratégicos originalmente estabelecidos pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). O roteiro apresentado e que baliza o projeto contempla questões como identidade das IES, autonomia, regionalidade, aperfeiçoamento da qualidade, melhoria do planejamento e da gestão e prestação de contas à sociedade.

“Hoje estamos fazendo a primeira apresentação de nosso instrumento de autoavaliação para todas as 39 IES que integram a rede e estão participando desse projeto”, disse Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, na abertura da reunião. “São 39 IES com culturas e perspectivas diferentes e com níveis de maturidades diversos entre suas CPAs [Comissão Permanente de Avaliação], e que querem valorizar a autoavaliação. É importante destacarmos que essa autoavaliação não é voltada para o MEC, e sim para as próprias IES. Para isso, precisamos ser críticos em relação a nós mesmos. A autoavaliação demanda um olhar diferenciado para que a IES aprenda, cresça e evolua”, defendeu.

Paulo Nogas, da CPA da PUC-PR e coordenador da elaboração do instrumento, apresentou mais detalhes e reforçou que o projeto não tem intenção de substituir a avaliação realizada pelo Inep/MEC. “O objetivo da autoavaliação é enfatizar a vocação de cada IES participante do projeto piloto, uma oportunidade de aprendizado sobre a própria IES para aperfeiçoamento e melhoria contínua”, explicou. “Não somos um ranking que vai medir qual a melhor IES, nosso propósito é avaliar o quanto as IES estão evoluindo em relação ao seu passado”, complementou.

Durante a reunião, Soanne Lira, da CPA da CESUPA, apresentou o case da IES, que já começou a implantar o modelo de autoavaliação proposto pelo Semesp. O modelo proposto pelo Projeto de Autoavaliação Institucional para o Ensino Superior destaca cinco tópicos: desenvolvimento institucional; governança; atuação/políticas acadêmicas; sustentabilidade; e meta-avaliação.

A ideia é que a autoavaliação seja feita pelas IES entre março de 2023 e março de 2024, quando será finalizado o primeiro ciclo e gerado um relatório. O Semesp disponibilizará uma plataforma para que cada IES participante tenha acesso à média das avaliações das demais e possa se situar em relação à sua própria autoavaliação.

As IES participantes do projeto piloto serão certificadas pelo Semesp com um selo de qualidade, que garantirá que as mesmas atenderam aos critérios do modelo de autoavaliação institucional proposto.

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