Duas alunas do terceiro ano do curso de Medicina das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA), Natália Rodrigues Coelho e Renata Barbosa Velani, orientadas pela Profª Drª Nilce Barril Brighetti, da disciplina de Genética humana e clínica, estão desenvolvendo o projeto de iniciação científica “Criação de um website sobre aconselhamento genético com ênfase à Síndrome de Down”.

A iniciativa partiu da constatação da escassez de estatísticas sobre a Síndrome de Down, da proporção de casos dependentes e independentes da idade materna, assim como os demais aspectos genético-clínicos das crianças atendidas no Ambulatório de Aconselhamento Genético do Hospital Escola Emílio Carlos/FIPA.

O site vai conter informações sobre a história, o objetivo, o funcionamento, as equipes multiprofissionais, os centros de referência, os protocolos de atendimento, além de informações gerais sobre genética e doenças genéticas. O trabalho tem por objetivo determinar a incidência e a associação entre idade materna e ocorrência de Síndrome de Down na cidade de Catanduva e região, identificar os principais aspectos limitantes apresentados pelos cuidadores primários desses indivíduos e treinar grupos de estudantes que possam atuar como agentes multiplicadores de conhecimento seguro sobre as síndromes congênitas de etiologia hereditária ou não e suas patologias associadas, com ênfase à Síndrome de Down.

A instituição escolhida para treinamento de professores e demais profissionais envolvidos no tratamento e reabilitação de portadores de necessidades especiais foi a APAE de Catanduva.