Lúcia Texeira recebe a Medalha Mietta Santiago

A presidente do Semesp e da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Lúcia Teixeira, recebeu nesta quarta, 30, a Medalha Mietta Santiago, em sessão solene realizada no Plenário Ulysses Guimarães, no Congresso Nacional, em Brasília. O evento encerrou as comemorações do Mês da Mulher na casa, que celebra em 2022 os 90 anos da instituição do voto feminino no Brasil.

Confira sessão solene na íntegra

Representando o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, a deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL) presidiu a sessão solene e destacou a importância da bancada feminina da Câmara dos Deputados. “Quero pedir uma reflexão. Somos apenas 79 deputadas, 15% da bancada de deputados. Nosso direito como mulheres não é apenas votar, mas também ser votadas”, decretou ela. “Somos maioria no país, mas por que será que não votamos em mulheres?”, perguntou antes de começar a homenagem às mulheres escolhidas pela bancada feminina para receber a condecoração.

Emocionada, Lúcia Teixeira foi a primeira a receber a medalha por sua relevância municipal na cidade de Santos. “É uma honra ter sido indicada e votada pela bancada feminina para receber essa homenagem”, disse ela no início de seu discurso. “Minha família abriu mão de tudo para tomar conta de uma escola falida que hoje se transformou em um grande complexo educacional. Minha família me ensinou o valor da educação e hoje estou aqui representando não apenas mulheres, mas também instituições do ensino superior privado que matriculam cerca de 75% dos alunos da educação superior do país”, lembrou ela enquanto presidente do Semesp, entidade que tem lutado para ampliar o acesso ao ensino superior no país.

Destinada a pessoas, instituições, campanhas, programas ou movimentos de cunho social por iniciativas relevantes em defesa do direito das mulheres no Brasil, a Medalha Mietta Santiago é uma condecoração concedida pela Secretaria da Mulher e pela Presidência da Câmara. As agraciadas de hoje foram escolhidas pela bancada feminina em 2019, mas, devido à pandemia de Covid-19, a entrega da medalha foi adiada.

Além de Lúcia Teixeira, as outras homenageadas foram Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF); Luciana Lóssio, jurista brasileira, ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); a senadora Mara Gabrilli; e a professora e pesquisadora Telma Maria de Menezes Toledo Florêncio.

Quem foi Mietta Santiago

Mietta Santiago é o pseudônimo de Maria Ernestina Carneiro Santiago Manso Pereira, que questionou, por meio de um mandado de segurança em 1928, a proibição do voto feminino no Brasil afirmando que isso violava a Constituição então vigente, que não vetava esse voto. Mietta Santiago conseguiu o direito de voto e o de concorrer ao cargo de deputado federal.