O Semesp realizou nesta sexta, 11 de setembro, o quinta e último episódio da série de webinares Marketing na captação e retenção durante e pós-pandemia, com objetivo de melhor direcionar as IES em relação à questão do marketing educacional durante a pandemia, situação atípica que mudou as rotinas do ensino superior. A gerente de Marketing e Eventos do Semesp, Renata Favaron, palestrou sobre como planejar a comunicação usando dados estratégicos.

Favaron começou o episódio esclarecendo que não existe uma fórmula mágica para captação e retenção, questões amplas que abrangem várias áreas e estratégias de uma instituição de ensino. “Não é apenas uma campanha que resolve o problema da captação e retenção, as IES precisam envolver outras áreas como atendimento, por exemplo, para que o estudante se sinta bem acolhido pela instituição”, avaliou ela. “É preciso um bom planejamento para que o marketing consiga alinhar uma série de pontos que devem ser considerados: campanhas, comportamento do consumidor, comunicação interna e externa, mídias sociais, métricas e pesquisas, tecnologia, preço etc”, citou. “Todo o processo precisa estar bem desenhado e alinhado”.

De acordo com Renata Favaron, para que seja feito esse alinhamento, as IES precisam trabalhar em cima de dados. “Os dados existem e são fundamentais para a criação de uma boa estratégia e um bom planejamento que envolva todas as áreas (marketing, academia, financeira, recursos humanos, etc.) e públicos (atendimento, professores, gestores, corpo técnico)”, afirmou. “Os dados são diferentes de informações e precisam ser cruzados e relacionados com a IES, sua estratégia e realidade para fazer uma análise crítica e profunda para o entendimento do cenário onde a instituição está inserida”.

Todos os episódios da série estão disponíveis na íntegra para associados

Esses dados podem ser obtidos em diferentes ambientes, como dados internos da própria IES, pesquisa com seu corpo docente, discente e técnico e pesquisas de mercado. “A captação e retenção se dará de acordo com um mix de atividades que a IES desenvolve, bem como a forma como a instituição se comunica e está estruturada para atender as reais necessidades de seus alunos”, defendeu Renata ao final do webinar.