Uma reavaliação do uso da Inteligência Artificial (IA) no ensino superior marcou o segundo dia do II Encontro da Metared no Brasil nesta quinta, 3 de dezembro. O líder de Estratégias de Negócios da Microsoft, Jason Morales, apresentou a palestra e discorreu sobre algumas mudanças de pensamentos pré-existentes sobre para quê e como a IA pode ser utilizada em questões relacionadas à tecnologia e inovação, cultura, comunicação, ética e dados de governança nas IES.

“Assim como as outras tecnologias, a IA deve ser usada para atingir nossos objetivos. Antes de pensar na tecnologia, as IES precisam entender o que elas necessitam e o que elas querem”, afirmou ele. Segundo Morales, a lacuna entre as IES e as grandes empresas de tecnologia estão diminuindo, processo que foi acelerado ainda mais pela pandemia da Covid-19. “O objetivo da IA é ajudar na habilidade de derivar conhecimento para a obtenção de melhores insights. Os dados nos dão dicas e pistas, mas não as respostas”, pontuou.

II Encontro da Metared no Brasil teve início nesta quarta

O segundo dia do evento ainda contou com a apresentação de dois dos GT da Metared: Indicadores e Governanças e Relação com Fornecedores. O vice-coordenador do GT de Indicadores e Governanças, Attilio Zanelatto Neto, apresentou os objetivos do grupo, que tem a definição e a pesquisa de indicadores de TI como eixo. Ele destacou a elaboração de uma composição de 95 indicadores compilada por meio de uma pesquisa entre IES.

O coordenador do GT de Relação com Fornecedores, Rodrigo Estevam, explicou o objetivo do grupo que busca melhores práticas para atingir melhores resultados com os fornecedores de tecnologia e destacou a lisura, a transparência, a eficácia e o compartilhamento de informações entre os membros da rede para estreitar os laços com os fornecedores.

O II Encontro da Metared no Brasil prossegue nesta sexta, 4 de dezembro, a partir das 10h. As inscrições ainda estão abertas aqui.