Lúcia Teixeira, presidente do Semesp e da Unisanta, uma das IES parceiras desta edição do CONIC, durante abertura do maior congresso de iniciação científica do país

O Ministro da Ciência e da Tecnologia, Paulo César Alvim, participou da abertura do 22º CONIC-SEMESP nesta terça (8). Em sua fala, ele destacou a importância da iniciação científica. “A iniciação científica é a base da ciência brasileira, o berço da ciência do futuro. Quero parabenizar os estudantes que abraçam a ciência e a pesquisa como caminho e reforçar que é fundamental que os governos federal e estaduais e a iniciativa privada continuem apoiando a ciência e a pesquisa e pensando no amanhã”, defendeu ele.

Também participaram da abertura do maior congresso de iniciação científica do país a presidente do Semesp e da Unisanta, uma das IES parceiras desta edição do congresso, Lúcia Teixeira, e a diretora Financeira do Semesp, Cecília Anderlini. Lúcia Teixeira afirmou que o momento é de busca pela excelência, destacando que a ciência e a pesquisa são essenciais para o enfrentamento dos atuais desafios que ameaçam a sociedade, em especial os relacionados às emergências climáticas.

“Entre os papéis do Semesp está assegurar educação inclusiva, equitativa e de qualidade”, disse Lúcia Teixeira. “Com o CONIC-SEMESP, por meio da ciência e da pesquisa, esperamos diminuir as dores do mundo. Os que aqui estão, universitários, professores e instituições mostram a consciência de sua missão transformadora para a sociedade que sonhamos e podemos construir juntos”, afirmou.

“Eu quero agradecer a todos que participam do congresso e que ajudam a mudar nossa sociedade”, disse Cecília Anderlini, diretora Financeira do Semesp, na abertura do CONIC-SEMESP

Cecília Anderlini lembrou da longevidade do CONIC-SEMESP, que chega em 2022 a sua vigésima segunda edição. “Eu vi o CONIC-SEMESP nascer como projeto e acompanhei ele ganhando força e abrangência, ampliando seu propósito inicial ao longo dos anos”, apontou. “A iniciação científica cumpre papel fundamental para as IES, com o desenvolvimento de trabalhos inovadores que mostram o potencial dos alunos”, prosseguiu. “Todos nós temos muito a aprender, ensinar e a mudar. Eu quero agradecer a todos que participam do congresso e que ajudam a mudar nossa sociedade”.

Congresso Virtual

Realizado de forma virtual pelo terceiro ano consecutivo, o 22º CONIC-SEMESP prossegue até a próxima sexta-feira, 11 de novembro, com a apresentação de cerca de 1.200 trabalhos em quatro diferentes áreas do conhecimento. Realizado pelo Semesp, o evento conta com a parceria de três IES (Unisanta, Universidade Anhembi Morumbi e PUC-PR), que participam das fases de seleção dos projetos e avaliação das apresentações.

As apresentações do congresso são abertas para alunos, professores e quem mais tiver interesse em acompanhar a diversidade dos projetos selecionados. Para assistir ao evento, basta se cadastrar como ouvinte aqui. Na sexta, 11, às 17h, serão divulgados os projetos vencedores do 22º CONIC-SEMESP. A cerimônia de encerramento será transmitida pelo canal do YouTube do Semesp. 

Márcio Sanches apresentou um estudo sócio-econômico dos inscritos no congresso

Pesquisa sócio-econômica

Durante a abertura do 22º CONIC-SEMESP, o coordenador da Universidade Corporativa Semesp, Márcio Sanches, apresentou um estudo sócio-econômico dos inscritos no congresso. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de questionário, no período de 25 de abril a 29 de agosto de 2022, com base em uma amostra de 1.401 trabalhos inscritos no 22º CONIC-Semesp, de 2.240 estudantes de 159 instituições de ensino superior privadas e públicas, em sua maioria da região Sudeste. A finalidade é traçar um perfil socioeconômico atualizado dos alunos de iniciação científica no Brasil, com informações sobre trabalho, renda, financiamentos, bolsas, importância de participar do projeto de iniciação científica, procedência do aluno, entre outros.