Rodrigo Capelato apresentou dados do Censo da Educação Superior 2020 durante palestra na Jornada Regional de Minas Gerais

Depois de ter eventos presenciais em Santos, São José do Rio Preto, Marília, Ribeirão Preto e Marília e uma edição híbrida para a região Metropolitana de São Paulo, as Jornadas Regionais 2022 aconteceram de forma remota para o estado de Minas Gerais. O evento aconteceu nesta quinta, 18, e contou com um vídeo de abertura da presidente do Semesp, Lúcia Teixeira. O presidente do Sinepe/MG, Winder Almeida, parceiro do Semesp na realização do evento, também participou da abertura.

Em seguida, o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou a primeira palestra da manhã, trazendo uma análise dos últimos dados do Censo da Educação Superior 2020, além de estatísticas do estado de Minas Gerais. Os números, referentes aos primeiro ano da pandemia de Covid-19, apontam um crescimento tímido das matriculas de 0,9% na comparação com 2019, com aumento de 3,1% nas matrículas da rede privada e queda de 6% na rede pública.

“Apesar do aumento pequeno no total das matrículas, esperava-se um cenário pior nesse primeiro ano de pandemia. Não podemos esquecer, no entanto, que esses dados mostram um impacto menor da pandemia já que eles trazem o número de ingressantes do primeiro semestre de 2020, anteriores ao início da crise sanitária”, acrescentou. “Ainda não há dados de 2021, mas a projeção é que os números sejam piores, algo em torno de uma queda de 5 a 7%, já que praticamente não houve entrada de alunos no ensino presencial no primeiro semestre do ano passado”, lembrou.

De acordo com Capelato, o crescimento das matrículas vem sendo puxado pela modalidade EAD, mas ele é enganador porque não abarca os mais jovens nem significa um crescimento equilibrado do setor, já que cerca de 15% das IES concentra 90% das matrículas da modalidade. “O aumento das matrículas no EAD não pode ser visto como a salvação do setor e como solução para o acesso ao ensino superior. O que os números mostram é que estamos trocando uma modalidade pela outra, com os alunos do presencial noturno migrando para o EAD”.

A Jornada Regional de Minas Gerais teve ainda apresentação de outras palestras. O diretor Jurídico do Semesp, José Roberto Covac, destacou algumas atualizações da legislação educacional, em especial questões trabalhistas que impactam as IES. O consultor estratégico, fundador e curador do SADEBR, Glauson Mendes, falou sobre “Por que implantar um programa de permanência”. Ele apresentou em primeira mão os conteúdos de seu livro “Miopia, Uma obra sobre o desenvolvimento de Cientistas da Permanência de Alunos”. O diretor de Inovação e Redes do Semesp, Fábio Reis, finalizou as Jornadas Regionais com uma palestra sobre “Como fazer a transformação digital”.