Nesta Terça-feira, o grupo de participantes da Viagem Internacional para Gestores de Universidades realizou mais uma visita técnica.

A primeira visita aconteceu na Universidade da Califórnia, Berkeley, onde John Douglas, Pesquisador Sênior de Estudos em Educação Superior, e Judson King, Diretor do Centro de Estudos em Educação Superior, apresentaram em detalhes como funciona o sistema educacional público norte-americano. Explicaram como se dá o esforço contínuo para manter o percentual de inclusão dos jovens no Ensino Superior, mesmo em períodos de alto crescimento demográfico ou de recessão financeira, como o atual, e mostraram quais as opções que os egressos do high school têm na hora de escolher uma universidade.

À tarde, ainda no campus de Berkeley, Michael Katz, Diretor de Alianças Industriais, fez uma palestra a respeito do levantamento de fundos da iniciativa privada para alavancar pesquisas da universidade. Detalhou como funciona esse processo e quais são suas implicações e benefícios, uma vez que o Estado ainda é o grande investidor e detém todas as patentes que surgem através do trabalho dentro da universidade.

Por George Amaral – Gerente de Marketing do Semesp – Direto de São Francisco.

Confira a cobertura dos outros dias da Viagem Internacional para Gestores de Universidades, realizada pela parceria entre Semesp, Intercâmbio Global e Institute of International Education:

Domingo – 17/05 – Começa Viagem Internacional para Gestores de Universidades
Segunda-Feira – 18/05 – Mills College e Stanford University

Segundo dia de visitas técnicas continua com mais duas palestras.