Em dois dias foram realizadas quatro palestras que abordaram os principais temas das rotinas administrativas e pedagógicas na gestão de uma IES.

 

O especialista em Direito Educacional e ex-assessor do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Sérgio Henrique Cabral Sant´Anna, abriu a Jornada Regional em São José dos Campos, com o tema Legislação Educacional e Societária. Entre outros temas, o profissional debateu as vertentes cotidianas de quem está à frente de uma IES, oferecendo respostas sobre registro de diplomas, supervisão do MEC, EAD, Plano de Carreira, entre outros. Sant´anna também apresentou algumas previsões para o setor e alertou que a regulação do ensino superior por parte do Ministério da Educação tende a se tornar cada vez mais rígida e as instituições devem estar em dia com as exigências para não enfrentar problemas e mesmo punições posteriores.

 

Em seguida, a diretora geral da CADEC – Consultores Associados de Educação – e ex-assessora técnica do MEC, Ana Cristina Canettieri, apresentou a palestra “Avaliação Acadêmica e os Processos Administrativos da IES”, em que desdobrou as atribuições do CPC como indicador preliminar da situação dos cursos de graduação e explicou como a avaliação acadêmica pode ser uma orientadora dos processos administrativos das instituições. Além disso, forneceu ferramentas e indicadores para gestão do instrumento de avaliação externa e apresentou ainda, uma demonstração de cases e soluções estratégicas com foco em qualidade.

 

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato e o fundador do Grupo Camargo Rodrigues, instrutor do Serasa e diretor da Abrade, Luis Fernando Rodrigues iniciaram as palestras do dia 01 de abril, sobre Mercado e Gestão. Capelato falou sobre Gestão Financeira para Instituições de Ensino, onde apresentou um panorama dos índices fundamentais para a gestão financeira, previsões e custos, além de mostrar números do ensino superior do Vale do Paraíba, comparados com o Brasil e com o Estado de São Paulo. Rodrigues abordou a Gestão da Inadimplência Educacional, apresentando ferramentas eficazes que inibem este ônus e que permitem uma recuperação rápida de recursos. Ao final da palestra, Fernanda Aquino, do Liceu Coração de Jesus,  levou para casa um exemplar do livro “Como reduzir a inadimplência em estabelecimentos de ensino”, escrito por Luis Fernando Rodrigues, que foi sorteado entre os participantes presentes.

 

A Jornada foi encerrada com a palestra sobre Endomarketing Educacional e Gestão de Pessoal, apresentada por Lucia Helena da Silva e Wesley Nogueira Barbosa, diretora administrativa e diretor financeiro da ETEP Faculdades, respectivamente. Os profissionais mostraram um modelo de Gestão de Pessoas totalmente implantado, seus desafios e resultados, causando muitos questionamentos e interesse do público presente. Apresentaram ainda novas práticas para conquistar satisfação, comprometimento e engajamento dos colaboradores administrativos e acadêmicos. Falaram também sobre comunicação entre as áreas administrativa, acadêmica e o mercado para dar equilíbrio às diversidades culturais da instituição, propiciando desenvolvimento institucional.

 

A próxima Jornada Regional acontecerá nos dias 15 e 16 de abril, na cidade de Marília. Para saber mais informações, acesse: https://www.semesp.org.br/portal/index.php

 Foto: George Amaral

Mais de 100 pessoas participaram da Jornada Regional que aconteceu nos dias 31 de março e 1 de abril, no hotel Novotel em São José dos Campos. O encontro reuniu gestores e mantenedores de instituições de ensino superior particular da região para discutir temas relacionados à gestão e políticas educacionais