Fortalecer a parceria das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas com a Secretaria Estadual da Educação (SEE) foi o principal objetivo do encontro entre representantes do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp e a Secretária Estadual da Educação de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro, realizado no último dia 29, na SEE.

Estiveram presentes, representando o Semesp, os professores Gabriel Mário Rodrigues, 2º vice-presidente da entidade,  Ricardo Martins, diretor do Semesp, Luiz Henrique do Amaral, pró-reitor da Unicsul, Saddo Ag Almouloud, coordenador de pós-graduação da PUC-SP, e João Bosco de Castro Martins, diretor de comunicação e tecnologia de informação da Faculdade São Luís, de Jaboticabal (SP), a professora Cecília B. Pires Tavares de Anderlini, diretora financeira do Semesp, e Rodrigo Capelato, diretor executivo do Sindicato. Pela SEE, além da Secretária Maria Helena, participaram a professora Valéria de Souza, Coordenadora da SEE, e Maria Alice Pereira, Assessora de Educação a Distância e gestora da Rede do Saber.

Durante a audiência, o Semesp também colocou em discussão pontos importantes, como o problema da renovação do convênio Bolsa Escola da Família para as IES sem CND (Certidão Negativa de Débito) atualizada. O Semesp entregou um ofício solicitando adiamento das renovações por seis meses e também pediu que ampliasse essa reivindicação para todos os programas. A secretária Maria Helena Guimarães informou que iria encaminhar consulta para a área jurídica, além de solicitar uma verificação em relação aos pedidos de bolsa no programa Bolsa Mestrado que não estão sendo liberados, outra questão levantada pelo Semesp.

A Secretária da Educação aproveitou o encontro e apresentou uma série de programas para 2009 que envolvem as IES privadas, como o “Programa Bolsa Alfabetização – Projeto 2”, em que serão oferecidas 6,3 mil bolsas para alunos de pedagogia auxiliarem na 1ª série das escolas. Outro projeto é o “Programa Acesso Escola” que, segundo ela, serão oferecidas bolsas para alunos atuarem como monitores e agentes de capacitação nos laboratórios de informática das escolas públicas. 

Destacou também a “Redefor – Rede de Formação de São Paulo, programa que substitui o Teia do Saber, em que os professores da rede pública serão capacitados por meio de pós-graduação à distância, cujos conteúdos são desenvolvidos pelas três universidades estaduais – USP, UNICAMP e UNESP. Às instituições privadas, caberá oferecer a tutoria e, talvez, apoio presencial. A contratação será feita por meio de pregão eletrônico centralizando. Ao final da audiência, a secretária informou ainda que os programas “Bolsa Escola da Família” e “Bolsa Mestrado” serão mantidos.

Em audiência com a Secretária Maria Helena Castro foram discutidos temas como Bolsa Escola da Família e Bolsa Mestrado