PROGRAMAÇÃO:
18 DE MARÇO
9h00 às 13h00
Avaliação Acadêmica e os processos administrativos das IES
Expositora: Ana Cristina Canettieri – Ex-Assessora Técnica do MEC e diretora geral da CADEC – Consultores Associados de Educação.
Abordagem: A Avaliação Acadêmica como orientadora dos processos administrativos
das IES. As ferramentas e indicadores para gestão do instrumento de
avaliação externa. Demonstração de cases e soluções estratégicas com
foco em qualidade.
14h às 17h00
Legislação Educacional e Aspectos Societários e Associativos Controversos
Expositor: José Roberto Covac – Consultor Jurídico do SEMESP e ABMES e Sócio da
Covac Sociedade de Advogados e da Covac Educação & Soluções
Abordagem: Legislação Educacional: Registro de Diplomas; Recursos ao CNE e CTAA,
Protocolo de Compromisso; Supervisão do MEC; EAD, Núcleo Docente
Estruturante, Hora-aula X integralização de cursos; Plano de Carreira;
Aspectos de Avaliação e Regulação dos Instrumentos de Avaliação;
Atividades Complementares.
Aspectos Societários e Associativos
Controversos: Sucessão de Sócios, Associados e de Pessoas; Necessidade
de Governança; Profissionalização de Mantenedores e Empregados; Acordos
de Sócios; Problemas comuns nas Sociedades e nas Associações; Melhores
e Piores Práticas.
19 DE MARÇO
09 às 13h00
Mercado e Gestão
Gestão Financeira para Instituições de Ensino
Expositor: Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do SEMESP
Abordagem: Panorama dos índices fundamentais para a gestão financeira das IES; números voltados para o Brasil, Estado e Região. Controles de fluxo financeiro para as Instituições de Ensino. Previsões, custos, orçamentos e investimentos para uma gestão competente das finanças das IES.
Gestão da Inadimplência Educacional
Expositor: Luis Fernando Rodrigues – Fundador do grupo Camargo Rodrigues, Instrutor do SERASA e Diretor da Abrade
Abordagem: Ferramentas eficazes que inibem a inadimplência e que permitem uma recuperação rápida de recursos.
14h00 às 17h00
Endomarketing Educacional e Gestão de Pessoal
Expositores: Lucia Helena da Silva – Diretora Administrativa da ETEP Faculdades e Wesley Nogueira Barbosa – Diretor Financeiro da ETEP Faculdades.
Abordagem: Modelo de Gestão de Pessoas totalmente implantado, seus desafios e resultados.
As modernas práticas para conquistar satisfação, comprometimento e engajamento dos colaboradores administrativos e acadêmicos. A comunicação entre as áreas Administrativa, Acadêmica e o Mercado utilizada para dar equilíbrio às diversidades culturais da instituição, propiciando desenvolvimento institucional. Como alcançar a convergência de esforços do capital humano em torno de metas institucionais e agregar valor ao negócio.
INFORMAÇÕES GERAIS:
Local: Íbis Ribeirão Preto
Endereço: Av. Braz Olaia Acosta, 691 – Torre A – Jardim Califórnia
Ribeirão Preto – SP
Taxa de Inscrição:
Associado SEMESP: isento
Não associado: R$ 200,00 por palestra ou R$ 500,00 os dois dias de evento.
Forma de Pagamento:
Depósito Bancário Identificado
Banco Bradesco 237 | Agência 090-6 | Conta Corrente 109801-2
Importante:
Enviar o Comprovante de Depósito Identificado para: [email protected] ou por fax: (11) 2061.7807
Inscrições:
(11) 2069.4416, com Paula
18 e 19 de Março de 2009