TEMAS:

Conjuntura Econômica
Rodrigo Capelato

Apresentação e análise dos dados do setor (Brasil – Estado de São Paulo – Região).

Avaliação Institucional Interna e Externa: Análise Global e Integrada das Dimensões, Estruturas e Relações
Ana Maria Costa de Sousa
Cleide Nébias
Iara de Moraes Xavier
A auto-avaliação como instrumento de gestão das IES e a análise do Instrumento de Avaliação Externa das Instituições de Educação Superior.

Portaria Normativa nº 40 / e-MEC
José Roberto Covac

Reflexos legais e administrativos nos processos autorizativos; competências; prazos processuais; vedação de cobrança do registro de diploma; divulgação das matrizes curriculares e do edital do processo seletivo; recurso à CTAA; tramitação do processo no CNE; implantação de cursos; credenciamento para educação a distância; aditamento.

Pesquisa de Mercado
Cristina Panella

Aportes da Pesquisa para o posicionamento estratégico, monitoramento e avaliação de resultados tangíveis e intangíveis em educação; as necessidades da área de educação e as diferentes abordagens para diferentes problemas; metodologia e técnicas – alcances e limites.

Marketing Educacional
Rafael Villas Boas

Tório Barbosa

A diferença entre Marketing para Instituições de Ensino e Marketing Educacional, posicionamentos e segmentação de mercado, inovação em posicionamento, aprofundamento em Internet Marketing e promoções e operações de Marketing, as 15 mega-tendências para o Marketing Educacional. Análise de Cases, publicidade, propaganda e eventos para Instituições de Ensino Superior Privadas.

____________________________________________________________

PALESTRANTES:

Rodrigo Capelato
Economista formado pela FEA/USP e Especialista em Tecnologia da Informação. Assessor Econômico e Diretor Executivo do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, Responsável pelo SINDATA – Sistema de Informações do Ensino Superior Particular.

Ana Maria Costa de Sousa
Doutora em Educação pela USP. Especialista em Avaliação pela Cátedra Unesco de Educação a Distância. Reitora da UNIDERP – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal, Consultora Sênior da Covac Educação & Soluções e Membro do Conselho Curador e Secretária Executiva da FUNADESP – Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular.

José Roberto Covac
Sócio da Covac Sociedade de Advogados e da Covac Educação & Soluções, Consultor Jurídico do SEMESP e da ABMES, Coordenador do Curso de Direito Educacional do CEU

Autor dos Livros: Contrato de Prestação de Serviços Educacionais: Comentários, Legislação e Jurisprudência e Manual da Convenção Coletiva de Trabalho

Cristina Panella
Dirige a CDN Estudos & Pesquisa, empresa de inteligência em pesquisa do Grupo CDN, com forte expertise em produtos de diagnóstico, monitoramento e mensuração de resultados nas áreas de imagem e comunicação. Profissional com experiência nacional e internacional na área de consultoria de comunicação, marketing, pesquisa de imagem, mercado e de opinião, Cristina Panella é Doutora em Sociologia com ênfase em Comunicação pela Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales, Mestre em Formação à Pesquisa (E.H.E.S.S.) e Mestre em Antropologia Social (Université René Descartes – Sorbonne).

Rafael Villas Bôas
Graduado em Comunicação Social, pelo Unicenp, e MBA Executivo em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, já atuou como Gerente de Marketing em IES de diversos mercados e contextos do país (UniCuritiba, Unifev, UniRadial, entre outras). Possui uma abrangente experiência em Planejamento Estratégico de Marketing e consultoria para dezenas de IES, tendo gerenciado o departamento de marketing da CM Consultoria. Tem uma consolidada experiência na área editorial, como Editor de suplementos de educação em diversos jornais e revistas. É co-autor do livro “Desenvolvimento de Jogos 3D e Aplicações em Realidade Virtual” (Ed. Campus /Elsevier – 2005) e autor de “The Campus Experience – Marketing para Instituições de Ensino” (Ed. Summus – 2008). É consultor associado da Hoper Educacional, Responsável pelo Atendimento da Educa Comunicação Educacional e editor do site www.thecampusexperience.com.br

Tório Barbosa
Graduado em Administração pela PUC-MG, MBA em Monitoramento de Mercado e Desenvolvimento de Novos Produtos pela ESPM-RJ, tem ainda cursos de especialização em Marketing Internacional pela Fundação Luiggi Buconne em Milão, e Marketing de Relacionamento pela Columbia University em Nova York, foi Diretor de Marketing para América Latina da Net Universitária do Brasil S/A, Gerente de Marketing do Banco Rural, Gerente de Produto da Fiemg e tendo trabalhado ainda no SEBRAE-MG, acumulou ampla experiência internacional. Foi gerente produto de marketing do Sesi e Senai -MG, prestou consultoria para FGV-IBRE, e fez trabalhos para UNA, Instituto J.Andrade, Fumec, Ibmec, Fundação João Pinheiro, Fundação Torino, Unisul, Univale, PUC-MG Fundação Dom Cabral entre outras. É sócio-diretor da Educa Comunicação Educacional.

 


Cleide Nébias
Doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Pró-reitora Acadêmica das Faculdades Metropolitanas Unidas e orientadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade São Marcos. Professora aposentada da UNESP. É avaliadora institucional do INEP/ME, desde 2002.

Iara de Moraes Xavier
Iara de Moraes Xavier, Enfermeira e Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ. Atualmente, é Professora da Universidade de Brasília (UnB) com atuação na Graduação e na Pós-Graduação em níveis de Mestrado e Doutorado. Autora de vários livros e trabalhos científicos publicados e apresentados em eventos nacionais e internacionais. Presidiu a Comissão de Especialistas de Enfermagem no período de 2000 a 2002 e integrou a Comissão de Análise de PDI no período de 2002 a 2004, ambas da SESu/MEC. Foi Coordenadora Geral de Avaliação Institucional e de Cursos de Graduação do INEP/MEC no período de 2004 a 2006. Coordenou a Comissão Técnica de Avaliação do INEP – CTA – que elaborou os novos instrumentos de avaliação de Instituições de Educação Superior e de Cursos de Graduação no contexto do SINAES, implantados pelo MEC em 2006. Foi Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro de 1996 a 2000 e Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras – ForGRAD – no período de 1998 a 2000. Assessorou a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação na elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais da Área da Saúde no período de 2000 a 2002. Avaliadora de Cursos e de Instituições de Educação Superior do MEC de 1999 a 2003. 

 

____________________________________________________________