Pelo segundo ano consecutivo, as projeções do SEMESP foram confirmadas pelo Censo da Educação Superior 2006, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP no dia 20 de dezembro. O estudo corrobora as estatísticas do SEMESP anunciadas durante as Jornadas Regionais em relação ao número de matrículas no ensino superior.

No primeiro semestre de 2007, o SEMESP já divulgara que, em 2006, as instituições de ensino tiveram 4,8 milhões de alunos matriculados no Brasil, sendo 3,6 milhões na rede privada, e 1,26 milhões de alunos no Estado de São Paulo, sendo 1,06 milhões nas IES particulares. De acordo com o Censo da Educação Superior, foram 4,7 milhões de alunos matriculados no Brasil, sendo 3,5 milhões na rede privada e no Estado de São Paulo as matrículas chegaram a 1,26 milhões, sendo 1,08 milhões em instituições particulares. De 2005 para 2006 houve um aumento no número de matrículas de jovens entre 18 e 24 anos: passou de 10,9% para 12,1%.

Outros dados interessantes revelados pelo Censo foram o aumento no número de matrículas nos cursos a distância – crescimento de mais de 315% entre 2003 e 2006 – e o fato de haver mais mulheres do que homens no ensino superior – cerca de 12% a mais.

Quanto ao número de instituições de ensino superior, do total de 2.270 existentes no País, 2.022 (89%) são particulares. No ensino superior público, 37% das IES são universidades e no setor particular apenas 4,3%. Ainda com relação ao setor particular, 67,5% das IES têm até mil alunos matriculados.

O Censo, entretanto, também trouxe más notícias: mais de um milhão de vagas oferecidas nas instituições de ensino superior no Brasil em 2006 não foram preenchidas. Este número representa 49% das vagas oferecidas em todo o País. Em 2005, este percentual foi de 43%. Do total de vagas ociosas, 97,3% foram oferecidas por instituições privadas.
A divulgação do Censo da Educação Superior 2006 pelo INEP em dezembro confirmou os números anunciados pelo SEMESP durante as Jornadas Regionais de 2007. O estudo revelou aumento no número de jovens matriculados no ensino superior.