Três alunos participantes do 5º Congresso Internacional de Iniciação Científica – COINT-SEMESP relacionaram em seus trabalhos a realidade de seus países de origem com a do Brasil. Foi o caso de Emile Phaneuf, que pesquisou sobre o papel do etanol no futuro, traçando um paralelo entre a produção e consumo do combustível no Brasil e nos Estados Unidos, e da aluna Tania Berkowitz Fiebich, que tratou do racismo na República Dominicana e no Brasil.

O moçambicano David Jemusse também fez uma comparação entre o Brasil e seu país ao tratar do tema “A unicidade lingüística e identidade nacional em Moçambique”. Segundo o estudante, enquanto que no Brasil as línguas indígenas foram silenciadas, em Moçambique ainda hoje as línguas autóctones são ensinadas nas escolas.

Geração de energia, movimento chicano e religiosidade

O panamenho Daniel Arcia apresentou por vídeo-conferência seu protótipo de gerador de energia elétrica por aproveitamento cinético de cursos de água. O trabalho se propõe a solucionar a carência de energia elétrica em áreas rurais, sem a necessidade de represamento de rios.

O movimento chicano nos Estados Unidos foi o tema escolhido pela aluna norte-americana Melody Marie Mendoza. Ela estudou o movimento popular que surgiu após a guerra entre o México e os Estados Unidos em 1848 e como é a situação dos descententes de mexicanos hoje. Segundo ela, eles enfrentam crises de identidade, por não se sentirem nem americanos nem mexicanos. Ela questiona o mito da democracia em seu país, apontando a discriminação de que são vítimas as pessoas de origem mexicana.

A religiosidade foi outro tema em destaque no 5º COINT. A estudante norte-americana Sara Louise Minnich e o também norte-americano Jacob Reed Longaker pesquisaram, respectivamente, sobre os preconceitos contra as religiões afro-brasileiras e as relações entre religiosidade e identificação política.

Para o 5º COINT, o SEMESP contou com a colaboração do Council on Internacional Educational Exchange, que inscreveu cinco dos sete alunos estrangeiros participantes do congresso deste ano.