O SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo abriu as inscrições para os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica de 2007, o 7º CONIC-SEMESP e o 5º COINT-SEMESP, que podem ser feitas até 28 de setembro clicando aqui, onde também está disponível o regulamento dos eventos. Podem participar estudantes de graduação de instituições públicas e particulares, do Brasil e do exterior, orientados por professores mestres ou doutores. Os Congressos, que acontecem nos dias 23 e 24 de novembro, no campus Cidade Universitária da Uniso – Universidade de Sorocaba, em Sorocaba, São Paulo, visam identificar talentos e estimular a transformação de idéias em realidade, como fator determinante ao exercício da criatividade.

Os projetos deverão ser devidamente enquadrados em uma das cinco áreas do conhecimento (Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias), nas categorias Concluído ou Em andamento. Os trabalhos passarão por avaliações, conduzindo à pré-seleção e seleção final, realizadas por corpo docente especialmente designado para a leitura dos trabalhos. No ano passado, o evento recebeu mais de 1.100 inscrições.

Os Congressos deste ano homenageiam o físico, matemático e astrônomo Galileu Galilei (1564-1642), adotando como slogan uma de suas citações emblemáticas: “Não se pode ensinar coisa alguma a alguém, pode-se apenas auxiliá-lo a descobrir por si mesmo”. Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior, os Congressos são um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados.

Prêmios

Haverá uma premiação ao 1º colocado de cada uma das cinco áreas do Conhecimento nas categorias Concluído e Em andamento e também um prêmio especial para o trabalho da categoria Concluído, dentre os premiados, que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social. Os trabalhos premiados cujo Autor ou Co-autores estiverem presentes na cerimônia de entrega receberão o valor do prêmio, conforme as regras do Regulamento, acrescido de 50% do valor. Esse critério não incide sobre o prêmio especial.

Além dos prêmios, será expedido um Certificado para todos os Autores, Co-Autores e Orientadores dos projetos apresentados.
Em breve, o SEMESP divulgará a programação dos Congressos. Para mais informações, envie mensagem para o e-mail [email protected].

Serviço

7º CONIC-SEMESP e 5º COINT-SEMESP
Data das apresentações: 23 e 24 de novembro de 2007
Local: Uniso – Universidade de Sorocaba – Campus Cidade Universitária
Endereço: Rodovia Raposo Tavares, km 92,5, Sorocaba – SP

Regulamentos, Inscrições e Status da Inscrição: Clique aqui.SEMESP abriu inscrições para os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica de 2007