O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP reuniu especialistas da área educacional para discutir as mudanças que devem ocorrer no currículo do curso de graduação de Pedagogia.
Coordenado pelo Diretor do SEMESP, Prof. Antonio Carbonari Netto, o seminário “Curso de Pedagogia – O que fazer?” ofereceu orientações para que as Instituições de Ensino Superior possam se adaptar ao novo modelo divulgado na Resolução CNE/CP nº 1/2006 do Ministério da Educação, que vigora a partir de março de 2007.
Mais de 200 pessoas estiveram presentes no auditório, entre elas professores, coordenadores de curso e gestores de mantenedoras de Instituições de Ensino Superior.
Durante a abertura do evento, o Presidente do SEMESP, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, afirmou que “o SEMESP, sempre atento às transformações do sistema educacional, percebeu a necessidade de realizar o evento, visto que as novas diretrizes curriculares do curso de Pedagogia trouxe mudanças bastante significativas para o perfil e as atribuições do profissional que se forma nessa área, o que gerou uma série de dúvidas entre os gestores das IES”. Segundo ele, o novo curso formará um “super-professor” ao mesmo tempo que deixará de ter caráter de gestão e administração.
O primeiro expositor, Celso Frauches, Consultor do Instituto Latino Americano de Planejamento Educacional, destacou as principais mudanças que ocorreram no currículo do curso, fazendo uma comparação entre o modelo atual e o anterior.
Segundo o Prof. Antônio Carbonari Netto, a resolução do MEC elimina as habilitações do curso de Pedagogia, mas proporciona um currículo mais genérico, na medida em que forma o profissional para a administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional em escolas e órgãos dos sistemas de ensino da Educação Básica. “As IES devem orientar o aluno a buscar uma pós-graduação na sua área de interesse, caso deseje um maior aprofundamento do tema”, afirmou.
Em seguida, Raulino Tramontin, Consultor Sênior da CM Consultoria, expôs uma análise da atual situação do mercado de atuação do profissional de pedagogia e do perfil dos candidatos que procuram o curso. Segundo ele, a atual profissão de professor é desvalorizada social, política e economicamente, e oferece baixos salários após um longo processo de formação, o que faz com o que o profissional sinta-se desmotivado e sem perspectiva de futuro.
O consultor finalizou sua apresentação traçando os principais desafios que o Brasil deve enfrentar para melhorar o atual cenário da profissão “É fundamental estabelecer por lei federal um piso mínimo de quatro salários mínimos para resgatar a dignidade do professor”, concluiu.
Finalizando as exposições do período da manhã, o Diretor Geral do Instituto Superior de Uirapuru, Arthur Fonseca Filho, ex-conselheiro do Conselho Nacional de Educação, comentou que acredita que as IES deverão migrar seus atuais cursos Normal Superior, para cursos de pedagogia. “Nós transformamos o curso Normal Superior em cursos de Pedagogia. Creio que com o novo modelo, o Normal Superior possa não ter mais procura, visto que o novo currículo de Pedagogia se destinará essencialmente à formação de professores para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental” afirmou.
Após o almoço, o seminário deu sequência com a apresentação de três estudos de casos: UNICSUL, UNIFAC e UNICID.
No primeiro estudo de caso, o Prof. Rômulo Nascimento, Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul, quais as implicações administrativas e pedagógicas a instituição sofreu para se adaptar ao novo modelo.
Em seguida, o Prof. Valdi Gonzales, Coordenador do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Botucatu, descreveu como a instituição trabalhou com o corpo discente para obter sucesso na adequação dos currículos.
E, finalizando o ciclo de exposições, a Profa. Denise Aparecida, Pró-Reitora Adjunta de Ensino da Universidade Cidade de São Paulo, relatando como está sendo a experiência da UNICID com as novas diretrizes sob o ângulo da formação dos professores.
Todo o seminário foi pontuado por intensos debates, fomentado pela platéia que aproveitou o momento para dirimir diversas dúvidas sobre o tema.
A gravação na íntegra do Seminário está em processo de edição e produção e em breve será encaminhada para todas as IES associadas do SEMESP.
O material das palestras pode ser acessado pelo links a seguir:
1. Texto do Prof. Celso Frauches, clique aqui;
2. Apresentação do Prof. Raulino Tramontin, clique aqui;
3. Texto do Prof. Raulino Tramontin, clique aqui;
4. Apresentação do Prof. Rômulo P. Nascimento, clique aqui;
5. Apresentação do Prof. Valdir Gonzales, clique aqui;
6. Apresentação da Profa. Denise Aparecida Campos, clique aqui;
7. Resumo do Prof. Antonio Carbonari Netto, clique aqui.SEMESP reúne especialistas para discutir o futuro da formação de professores no Brasil