O Programa de Alfabetização e Inclusão, proposto pelo SEMESP ao Governo do Estado de São Paulo para reduzir o índice de analfabetismo, foi lançado ontem (5/6) pelo governador Geraldo Alckmin, pelo secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, e pelo presidente do SEMESP, Prof. Gabriel Mário Rodrigues, em solenidade no Centro Universitário Adventista de São Paulo, perante um auditório lotado por representantes das instituições particulares de ensino superior e pessoas da comunidade assistida. 
            “A iniciativa do SEMESP é altamente relevante, porque vem resgatar uma dívida social que atinge um contingente de 700 mil adultos”, disse o governador, lembrando que “o País tem uma cultura centralizadora que tende a deixar a solução dos problemas maiores para o poder público. O mundo moderno é interativo e aumenta a organização da sociedade civil, levando a atitudes de parceria na busca de soluções, como a que o SEMESP propôs ao governo. No mundo do conhecimento, ninguém pode ficar para trás”.
            O presidente do SEMESP, ao expor as razões que o levaram a procurar parceria com a Secretaria da Educação como forma de solucionar duas necessidades de uma só vez – a de alfabetizar pessoas com idade acima dos 15 anos e a de proporcionar aos graduandos em licenciatura o cumprimento das 400 horas de estágio curricular – enfatizou a concretização da auto-estima e a alegria dos que estão sendo alfabetizados. 
            O Prof. Gabriel falou, ainda, do acerto da iniciativa que, em dois meses de um trabalho desenvolvido pioneiramente pelo Centro Universitário Adventista, já alfabetizou três turmas com um total de 82 pessoas e criou o coral que acabara de fazer sua estréia na solenidade. Destacou, também, a ação da Secretaria Estadual da Educação que, pela primeira vez, reconheceu a força representada pelas instituições de ensino superior particular e aceitou trabalhar em parceria. 
            O alcance social do Programa de Alfabetização e Inclusão foi ressaltado, também, pelo secretário da Educação, Gabriel Chalita, pelo reitor do Centro Universitário Adventista, Prof. Euler Bahia, pela deputada estadual Analice Fernandes e pelo vereador Gilberto Natalini que creditaram ao SEMESP a cooperação para tornar possível estruturar o PAI. Do evento participaram representantes de 106 instituições de ensino superior particular que já se cadastraram na Secretaria da Educação para aproveitamento de seus graduandos em licenciatura no desenvolvimento do programa que deverá mobilizar cerca de dois mil universitários a partir do segundo semestre.