Créditos: Gustavo Morita

Carlos H. Moreira Jr., diretor executivo do Twitter para Desenvolvimento de Mercado para América Latina e cofundador do canal Esporte Interativo, abriu nesta quinta-feira (25), no Hotel Renaissance, em São Paulo, a 16ª edição do Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, organizado pelo Sindicado das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), e palestrou sobre organizações sustentáveis e a inovação.

Moreira Jr. contou sua experiência de vida e mostrou como as IES no Brasil precisam ser sustentáveis e inovadoras a partir do “repensar a formação do aluno para o mercado de trabalho”. Movido pela paixão de infância por esportes – queria ser jogador de futebol – acabou por fazer uma faculdade de Engenharia Mecânica e chegou a pensar em trabalhar com Fórmula 1. “Não havia campo de trabalho no Brasil e mudei o meu foco, fui em busca de competências para ganhar dinheiro com o que eu sempre tive paixão em fazer, trabalhar com futebol.” E assim fez um curso de empreendedor no Babson College, nos EUA, que deu a ele bagagem suficiente para empreender e criar a Esporte Interativo.

Das lições que tirou trabalhando na indústria de mídias interativas, Moreira Jr. diz que todas podem ser aplicadas no ensino superior. “Hoje vivemos em um mundo com ausência de barreiras internacionais, fragmentado, onde tudo muda constantemente. A nossa capacidade de adaptação tem de ser urgente pois a tecnologia é disruptiva, mais rápida do que nossa capacidade de adaptar-se às novas realidades”, disse.

O conselho dado pelo executivo para que as instituições de ensino superior sejam sustentáveis foi “inovar sempre, repensando novos modelos de negócios, diferenciados de seus concorrentes, além de preparar o ambiente de ensino para receber alunos de várias gerações com diversidades de gênero, orientação sexual, cultura e situação sócio-econômica e ainda fazer parcerias com empresas que precisam de profissionais preparados e diferenciados para um mercado que exige cada vez mais profissionais capacitados para trabalhar com paixão, comprometimento e em equipe”.

O Fórum prossegue nesta quinta-feira com a sessão que vai abordar como uma IES pode ser sustentável em um ambiente competitivo, com o pesquisador e diretor da Cátedra da Unesco de Políticas Comparadas de Educação Superior da Universidade Diego Portales, do Chile, a gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae-SP, Juliana Gazzotti Schneider e a diretora do Inspirare e criadora do Programa Porvir, Anna Penido.

 

Programação 16º FNESP:

DIA 25 DE SETEMBRO

14h30 às 16h00 – Sessão 2

Sustentabilidade e gestão da IES: estamos na 3ª onda do ensino superior?

Maurício Garcia – Vice Presidente Acadêmico da DeVry Brasil

Leo Gonçalves – Diretor de Planejamento Estratégico do Grupo Kaplan University, Estados Unidos.

Sidney Ferreira Leite – Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

16h30 às 18h00 – Sessão 3

Ecossistema Acadêmico: quais são as dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem que irão impactar as IES?

Michele R. Weise – Pesquisadora Sênior de Educação Superior do Instituto Clayton Christensen, Estados Unidos. O Instituto é responsável pelo livro Disrupting Class

Antonio Sávio – Responsável pelo Laboratório de Metodologias Inovadoras do UNISAL, Unidade de Lorena.

Alexandre Nunes Theodoro – Superintendente da FAESA.

18h00 – Coquetel e lançamento do livro:

Competitividade e Mudanças no DNA Institucional

Organizado por Fábio José Garcia dos Reis com base nas discussões realizadas durante o 15º FNESP

DIA 26 DE SETEMBRO

9h00 às 11h00 – Sessão 4

Sustentabilidade das organizações e as políticas públicas de financiamento

Samuel de Abreu Pessoa – Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV.

Luís Gustavo Lara Rosenburg – Gerente de Crédito e Risco da Kroton Educacional.

11h30 às 13h00 – Sessão 5

Sustentabilidade e experiências acadêmicas: quais são os caminhos e as alternativas para repensar o ecossistema acadêmico?

Paulo Blikstein – Professor da Escola de Educação e Diretor do Transformative Learning Technologies Lab da Universidade de Stanford, Estados Unidos

Gustavo Hoffmann – Diretor Acadêmico do Grupo FACEB e Pró-Reitor Acadêmico da UNIPAC.

14h30 às 16h30 – Debate de encerramento:

Líderes que estão repensando o ensino superior: o desafio da mudança e as boas experiências

Apresentação de documentário sobre as boas práticas de ensino e as experiências de aprendizado estudantes.

Caco Barcelos – Jornalista, escritor e apresentador do programa Profissão Reporter, da Rede Globo.

Equipe de produção do Profissão Repórter

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e https://www.linkedin.com/company/semesp . E para ter acesso aos cursos da Universidade Corporativa Semesp acesse:  http://www.uc.semesp.org.br

Atendimento a Imprensa:

Ana Purchio  / 11 2069-4419 / [email protected]

Ana Carolina Machado/ 11 3129-8737 / [email protected]