Lúcia Teixeira, presidente do Semesp, falou sobre o cenário do ensino superior brasileiro em painel na 20ª Assembleia da Realcup

A presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, participou de mesa nesta quarta, 6, durante a 20ª Assembleia da Realcup, realizada na cidade do Panamá, cujo tema é a transformação das universidades na era digital. O painel em questão debateu a inovação educativa das instituições de ensino superior na América Latina e Caribe, com a professora Lúcia destacando o cenário brasileiro. Dividido em três sessões, o painel contou ainda com a apresentação das outras entidades participantes da Realcup.

Em sua fala, além de contextualizar a atuação do Semesp, Lúcia Teixeira destacou pontos relacionados a questões como estrutura e governança institucional das IES brasileiras; infraestrutura tecnológica e acesso digital para estudantes; formação e desenvolvimento do corpo docente; modalidades digitais de acesso ao ensino superior; inovação e relevância social dos planos de estudos; competências profissionais necessárias à empregabilidade; e equidade, inclusão e qualidade no ensino superior do Brasil.

“Apesar de o ensino superior brasileiro estar distante da adoção completa do processo de transformação digital, é evidente o avanço nos últimos anos, sobretudo, após a pandemia”, disse Lúcia durante o painel. “A maioria das IES brasileiras já iniciou o processo de adoção de modalidades digitais de acesso ou esse objetivo já consta do seu planejamento estratégico”, continuou. “Ainda é preciso evoluir na proteção (cibersegurança), bem como na implantação de tecnologias que permitam certificações como blockchain”.

Segundo Lúcia Teixeira, na América Latina e Caribe, a pobreza afeta 32 % da população e a extrema pobreza atinge 13% das pessoas. “A educação é a chance de terem competências e habilidades para transformar a realidade social e econômica de nossos países e é disso o que estamos tratando”, defendeu ela.