Fórum Nacional do Ensino Superior Particular mostra como internalizar o empreendedorismo para tornar as instituições de ensino mais atrativas

por Renata Melo


Por definição, inovar é fazer mais com menos recursos, é fugir às técnicas convencionais, é melhorar processos, permitindo ganhos de eficiência financeira e administrativa. Aplicada à educação superior, a inovação melhora a competitividade, a prestação de serviços educacionais, entre outros benefícios, e causa um impacto significativo na estrutura do negócio.

E para inovar é preciso estar imbuído de uma visão empreendedora. Ou seja, ser ousado, criativo, inquieto e estar pronto para aproveitar oportunidades e captar recursos para transformá-las em negócio financeiramente sustentável.

A forma como o empreendedorismo e a inovação permeiam o dia a dia do ensino superior estará no centro das discussões do 14° Fórum Nacional do Ensino Superior
Privado (Fnesp), que será realizado nos dias 20 e 21 de setembro no Hotel Renaissance, em São Paulo. O objetivo desta edição do evento é estimular uma mudança de postura dos líderes do setor em direção a uma cultura empreendedora.

Para debater e trocar experiências de como levar o pensamento inovador para dentro das instituições de ensino em todos os níveis, foram convidados nomes de peso do Brasil e do exterior, tais como Max Gehringer, comentarista da CBN e articulista das revistas Época e Exame; M. Ramesh, professor do Instituto de Educação de Hong Kong e da Universidade Nacional de Cingapura; e Jose Cordeiro, venezuelano especialista em inovação da Singulary University, do Vale do Silício, Califórnia, Estados Unidos.

A relação entre instituições de ensino e empresas também estará presente no debate. Durante o evento, será apresentada a pesquisa coordenada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) em parceria com a Fiesp/Ciesp, que aborda as necessidades de formação de pessoas para o atendimento das demandas das empresas nos dias de hoje. A pesquisa aponta que os gestores, em seus diversos níveis, precisam estar atentos à dinâmica do mercado de trabalho e questiona se academia e empresas estão em sintonia.

Rumo à transformação
Os caminhos para transformar uma instituição de ensino em empreendedora serão demonstrados através de cases como o do Centro Universitário Senac São Paulo, com a palestra da diretora de pós-graduação e extensão Flávia Feitosa, e da Universidade de Warwick, na Inglaterra, com o seminário do vice-chanceler da instituição Koen Lamberts, que mostrará que é possível superar uma crise institucional e chegar a soluções empreendedoras. Outros destaques da programação são: Joel Shulman, professor de empreendedorismo no Babson College, em Boston (EUA); Sylvio Alves de Barros Filho, diretor regional titular do Departamento de Ação Regional – São Paulo Centro – Fiesp; José Roberto Covac, advogado especialista em direito educacional; e Custódio Pereira, diretor da Associação Santa Marcelina.

No Brasil, Pereira é o maior especialista em fundraising e apontará as melhores práticas para ampliar as fontes de financiamento das instituições de ensino superior, ao lado de Andrew Watt, chefe executivo da Associação de Profissionais do Fundraising de Vancouver, Canadá, e Kevin J. Foyle, vice-presidente de desenvolvimento da Rice University, em Houston (EUA). Covac discutirá os entraves que a burocracia impõe à dinâmica do setor.

O líder educacional

A consistente trajetória de 14 anos de realização do Fórum do Ensino Superior Particular permitiu que o evento se constituísse hoje no maior fórum de discussão para o avanço do ensino superior particular brasileiro. Com a participação de quase 500 pessoas, a edição de 2011 abordou como tema central a construção de lideranças no ensino superior e o papel que desempenham para a inovação e gestão, num contexto da expansão profissionalizada. Os debates buscaram conhecer o perfil ideal do líder para exercer atividades educacionais em busca do reconhecimento institucional, da qualidade, inovação e integração com a sociedade.

Um dos desafios explorados durante o encontro passado foi o de investigar o papel dos líderes das instituições de ensino levando em conta que suas atividades não estão limitadas à área educacional de atuação, mas dizem respeito a características gerenciais de mercado. Isso quer dizer que a qualidade acadêmica orquestrada pelo líder requer estrutura e equipe capacitada, para que a administração não interfira negativamente na qualidade do ensino.

A 13ª edição do evento contou com a presença de grandes líderes brasileiros e estrangeiros, como Bernardinho Rezende, técnico da seleção brasileira masculina de vôlei; Ricardo San Martin Gamboa, professor da Universidade Católica do Chile e especialista em inovação e empreendedorismo; Peter Dourmashkin, professor sênior do MIT, além de representantes de diversas instituições do país. Os debates permitiram aprofundar temas referentes aos parâmetros de governança e gestão do ensino superior de forma a estabelecer um equilíbrio entre um estilo empresarial e acadêmico de gestão.

O Fnesp também é reconhecido por permitir o desenvolvimento de um pensamento crítico da atividade de gestão do ensino superior. Nesse sentido, a 12ª edição do evento, em 2010, buscou pensar o futuro do setor no país para traçar um panorama e perspectivas de ações para a próxima década. A necessidade de modernização do modelo de ensino superior, a fim de melhorar a competitividade e as gestões acadêmica e institucional, foi um dos resultados extraídos daquela edição.

Serviço
14º Fórum Nacional do Ensino Superior Privado (Fnesp): Empreendedorismo e inovação no ensino superior

Data: 20 e 21 de setembro de 2012
Local: Hotel Renaissance (Alameda Santos, 2233, São Paulo/SP)
Informações: www.fnesp.com.br ou www.semesp.com.br