Painel Ninguém pode fazer tudo, mas todos podem fazer algo: conexões que inspiram e geram valor, com Amanda Graciano (Foto: Jonathan Nóbrega/Semesp)​

No painel Ninguém pode fazer tudo, mas todos podem fazer algo: conexões que inspiram e geram valor, Amanda Graciano, economista, mentora, professora, especialista em inovação e transformação digital, falou dos processos e conceitos de inovação. Para ela, “a inovação é fruto da nossa interação individual e coletiva com o meio. É processo, método e depende bastante da forma com que cada indivíduo vê e percebe o mundo. A inovação é uma forma de resolver problemas de qualquer natureza, focando sempre na geração de valor e benefícios para as pessoas”, disse.

Para Graciano, “a inovação pode ou não estar ligada à tecnologia e não depende de grandes investimentos. A tecnologia digital é uma ferramenta para o nosso dia a dia. A tecnologia por si só não irá resolver os problemas e apontar as soluções para o nosso dia a dia”. “A inovação também pode e dever ser simples. Fazer diferente pode ser simples”, destacou a palestrante.

“Fuja da pressão e necessidade de parecer inovador, Com essa linha de atuação as agendas individuais podem se sobrepor às agendas coletivas”, aconselhou. “E os dilemas deixam de ser inovar melhor e entregar boas soluções para o mercado e passam ser o qual a iniciativa que irá aumentar meu bônus no final do ciclo ou garantir a minha promoção”, acrescentou.

“A inovação envolve uma cultura forte, todo mundo saber para onde está indo, a colaboração do time todo. Fomentar um ambiente de inovação envolve colaboração, método, antifrágil, cultura forte, criação de valor. Se falhar no processo, reveja”

“Reservar um tempo para inovação também é importante. A inovação também é treino. Tenha uma meta que envolva inovação, busque entender das novas tecnologias e incorporar no seu dia a dia. Pergunte se realmente estamos formando indivíduos capazes de resolver os problemas.”, finalizou Amanda Graciano.