Semesp participa de reunião com Inep sobre proposta de mudanças na avaliação das licenciaturas (Foto: Divulgação/Gov)

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, participou na última sexta, 22, de reunião no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, o Instituto apresentou às instituições de educação superior a proposta de reformulação da avaliação dos cursos de licenciatura já a partir de 2024.

Entre os pontos principais da proposta estão a definição de novas matrizes de referência; modelos de itens; e formato das provas, com o objetivo de avaliar as competências teóricas dos estudantes. Além disso, a indicação de padrões mínimos de desempenho esperado e a criação de uma avaliação das competências práticas desenvolvida ao longo dos estágios supervisionados também fazem parte do projeto.

“É uma proposta bastante arrojada que muda o conceito da prova de formação geral e de componentes específicos, trazendo muito mais itens com base em uma matriz de referência”, explicou Capelato após sair da reunião. Ele comentou que a prova para as licenciaturas passará a ser anual e existe ainda a proposta de avaliar também os estágios, a parte prática dos cursos de licenciatura. Na reunião, Capelato elogiou a proposta, mas alertou ao Inep que elas precisam ser oficializadas o quanto antes para que as IES tenham tempo para se preparar para o ENADE, principal meio para a inovação pretendida pelo Inep.

Estavam presentes na reunião o presidente do Inep, Manuel Palacios; o diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto, Ulysses Teixeira; a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Marta Wendel Abramo; e representantes das instituições de ensino de todo o sistema federal.

Confira vídeo de Rodrigo Capelato falando sobre a questão:

Confira mais informações sobre a proposta no site do Inep