“A tecnologia é a maneira mais eficiente de mudarmos as estatísticas de representatividade da mulher”, decretou Daniela Neves Ferreira, CEO da Universia durante webinar Mulheres na TIC

Elas ocupam 54% das vagas de trabalho e são quase 60% das matrículas do ensino superior. Mas, apesar de representarem a maioria da força de trabalho e das estudantes de graduação, as mulheres ainda enfrentam um cenário de desigualdade que demanda por mudanças. Elas ganham, por exemplo, cerca de 20% menos que homens que exercem a mesma função e apenas 30% delas chegam a ocupar cargos de liderança. Esses dados são ainda mais desafiadores na área de tecnologia, em que 75% dos profissionais são homens brancos.

“Grande parte das empresas está consciente que precisa mudar esse cenário”, afirmou a CEO da Universia,  Daniela Neves Ferreira, durante o webinar Mulheres na TIC: Celebrando as Conquistas e Enfrentando os Desafios, realizado pelo Semesp, nesta terça, 25 de abril. “As mulheres ainda ganham menos, já está na hora de mudar essa realidade”, disparou ela ao demandar equidade de gênero.

Participação das mulheres na graduação sobe 2,5% na última década

Formanda em Ciência da Computação, Daniela lamentou que pouco tenha mudado desde que se formou, em especial em relação a pouca quantidade de mulheres na área de tecnologia. “A situação tem mudado em uma velocidade muito menor do que a sociedade precisa”, disse ela citando que a área de tecnologia é a que possui maior potencial de emprego para os próximos anos.

“Estamos vivenciando um crescimento exponencial de tecnologia e precisamos de profissionais qualificados. Nos próximos anos, serão abertas entre 150 e 200 mil novas vagas anualmente e formamos cerca de metade desses números”, destacou a CEO da Universia. “Existe uma dimensão enorme de oportunidades que também precisa chegar até as mulheres. Mas, para isso, é preciso criar ambientes de trabalho mais igualitários e diversos”, afirmou. “A tecnologia é a maneira mais eficiente de mudarmos as estatísticas de representatividade da mulher. E essas profissões também podem ser exercidas por nós”, decretou.

Acesse o webinar na íntegra

Webinar marcou o lançamento do GT Mulheres na TIC, da MetaRed TIC Brasil

GT Mulheres na Tecnologia

Mudar essa realidade é um dos objetivos do GT Mulheres na Tecnologia, criado pela MetaRed Brasil e lançado durante o webinar. Coordenado pela engenheira mecânica Cristina Ares Elisei, do Centro Universitário Paulo Souza, o GT tem como objetivo principal promover, ampliar e potencializar a participação das mulheres no campo das TIC das IES. “Queremos dar visibilidade ao papel que as mulheres podem exercer na área da tecnologia, formando, capacitando e divulgando talentos, fortalecendo assim as próprias IES”, explicou Cristina.

Atualmente, o GT é composto pela própria Cristina Ares Elisei e por Renata Favaron, gerente de marketing do Semesp, e está em busca de mais participantes para construir uma agenda de iniciativas e transformar objetivos em ações (acesse o formulário para se inscrever no GT). “São iniciativas como o GT Mulheres na Tecnologia que transformam o mundo. E precisamos nos unir para mudar o que nos incomoda”, afirmou Cristina, que destacou ainda a importância da igualdade racional. “Apenas 25% do mercado de tecnologia é composto por mulheres. Dessas, apenas 11% são mulheres negras. Não é possível falar de equidade de gênero sem falar também de equidade racial”, finalizou.

Formulário de inscrição para participar do GT Mulheres na Tecnologia

A coordenadora do GT Mulheres na Tecnologia da MetaRed TIC México, Erika Sánchez Chablé, encerrou o webinar contando sobre a experiência da iniciativa, também já existente na Argentina e Peru. Segundo ela, o GT foi criado em março de 2021 depois que um grupo de mulheres de TI quis mudar o cenário de apenas homens liderando equipes de tecnologia das IES. “Criamos o GT para diminuir essa brecha e impulsionar ações para dar visibilidade ao papel das mulheres na TIC, além de promover capacitação”, lembrou. Atualmente, o GT, que conta com 86 participantes, quer criar um novo grupo em âmbito internacional.

Acesse o webinar na íntegra

Abertura do evento

O webinar Mulheres na TIC: Celebrando as Conquistas e Enfrentando os Desafios contou com a fala da presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, em sua abertura. Ela falou da necessidade de que preconceitos e estereótipos sejam abandonados para que haja a real diminuição da diferença digital entre os gêneros. “O GT da MetaRed Brasil é uma primeira iniciativa que precisa ser multiplicada para que mulheres tenham equilíbrio e igualdade nas oportunidades da área de tecnologia. É preciso ainda que as mulheres assumam papéis de liderança na área”, avaliou.  O coordenador global da MetaRed TIC, Tomaz Jimenez, e o diretor de Inovação e Redes do Semesp, Fábio Reis, também participaram da abertura do webinar.