Lúcia Teixeira fala durante o painel “Integrando e fortalecendo as trajetórias da educação básica e do ensino superior para melhores resultados acadêmicos”, no Geduc

A presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, participou nesta quarta (3) do XXII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional – Geduc 2024, em São Paulo. No painel “Integrando e fortalecendo as trajetórias da educação básica e do ensino superior para melhores resultados acadêmicos”, ela debateu a questão junto com a presidente da Câmara de Educação Básica no CNE – Conselho Nacional de Educação, Amábile Pacios, com a moderação de José Carlos Barbieri, reitor do Centro Universitário Cidade Verde.

Lúcia Teixeira iniciou a abertura do painel destacando a necessidade de integração dos diversos níveis educacionais. Também destacou a importância da pesquisa e de dados, especialmente do Instituto Semesp, para fomentar o acesso e a qualidade da educação superior.

“Precisamos falar de educação, seja pública ou privada, pois formamos também aqueles que depois vão trabalhar nas escolas básicas”, defendeu. A presidente também destacou a necessidade de integração entre as áreas acadêmicas e de gestão das instituições para dar força ao corpo docente. “Apenas 18% dos jovens chegam ao ensino superior. Mais de 1 milhão de jovens se perdem no caminho. Falta perspectiva. Temos uma enorme lacuna social para resolver. Por que esse jovem não estuda? A maioria por questões financeiras, porque precisa trabalhar. No entanto, mais de 24% não trabalha e nem estuda”, ponderou Lúcia Teixeira. “Para as meninas é ainda pior, pois a evasão também está ligada à gravidez precoce”, lamentou.

A presidente também abordou a necessidade de ampliação de estudos técnicos e profissionalizantes para atrair e garantir a permanência dos alunos. “Precisamos tornar a escola e as faculdades atrativas para os alunos, um centro eficaz de aprendizagem”. Para a presidente, a questão de financiamento estudantil também deve ser uma prioridade do país. “Garantir investimentos e clamar por políticas públicas que atraiam os jovens para que o Brasil não tenha tantos talentos desperdiçados”, finalizou.

O Geduc 2024 prossegue até a próxima sexta, 5, no Centro de Convenções Rebouças. O tema do evento este ano é “Educação por essência: construindo trajetórias”.