Lúcia Teixeira, presidente do Semesp e da MetaRed TIC Brasil, na abertura do 5º Encontro Anual da Metared TIC Brasil

O 5º Encontro Anual da Metared TIC Brasil começou a discutir, nesta quinta, 29, na Unisanta, em Santos, as potencialidades e impactos da Inteligência Artificial no ensino superior. O encontro foi aberto em uma solenidade que contou com as presenças de Lúcia Teixeira, presidente do Semesp e da MetaRed TIC Brasil; Daniela Neves Ferreira, CEO da Universia; Tomás Jiménez Garcia, coordenador da MetaRed Global; Helena Sampaio, secretária da SERES/MEC; e Ulysses Tavares Teixeira, diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, além de outras autoridades locais como Silvia Teixeira, reitora da Unisanta; e Marcelo Teixeira, presidente do Conselho da Unisanta; e o secretário Fábio Ferraz, representante do prefeito de Santos, Rogério Santos.

Lúcia Teixeira abriu a solenidade agradecendo ao time de educadores e gestores pelos esforços em participar do encontro para refletir sobre a inserção da IA no ensino superior. “As IES têm que estar no centro dos debates para que o uso da IA na educação avance de forma ética e desenvolvendo o pensamento crítico”, afirmou ela. “O mercado de trabalho já incorpora essa série de tecnologias, então é dever das IES preparar seus estudantes para esse momento de transformação”, defendeu.

Daniela Neves Ferreira disse também na abertura que a Universia acredita muito na tecnologia como o setor com maior potencial para trabalhar a inclusão por produtividade, especialmente aumentando a diversidade da área de TI. “Precisamos de mais mulheres trabalhando com tecnologia”, reforçou ela. “Somos universidade porque ensinamos e porque não deixamos de aprender”, declarou o coordenador da MetaRed Global, Tomás Jiménez García. Ele defendeu que as IES compartilhem conhecimentos entre si porque a educação e a pesquisa não se fazem sozinhas e finalizou parabenizando os diretores das áreas de TI das IES pelo esforço em acompanhar os avanços tecnológicos constantes.

Já Ulysses Tavares Teixeira, diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, explicou que o órgão pretende rever o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, que está completando 19 anos e está defasado diante de novas realidades que estão surgindo. “O objetivo é aperfeiçoar as avaliações da educação superior. Queremos que o Inep seja visto como um órgão que fornece evidências educacionais para ajudar o trabalha das IES”, disse ele, que convidou ainda as IES a participarem de encontros regionais com a Diretoria de Avaliação da Educação Superior.

Helena Sampaio, secretária da SERES, finalizou a solenidade representando o ministro da Educação Camilo Santana. “Estamos vivendo um momento de diálogo com a sociedade e de reconstrução expressando nossa vontade de abrir oportunidades para pensarmos juntos”, afirmou. “Estamos juntos discutindo e pensando a heterogeneidade e diversidade das IES e suas missões. A cooperação não existe apenas entre as IES, mas também entre elas com o MEC”.

Diretor da Unesco defende transformação da educação superior

Francesc Pedró, diretor da Unesco, em palestra sobre ensino superior digital

Ensino superior digital

Após a solenidade de abertura, o 5º Encontro Anual da Metared TIC Brasil deu o pontapé inicial nas discussões com uma palestra sobre Ensino Superior Digital, com Francesc Pedró, diretor da Unesco. Ele começou a palestra apontando algumas tendências para o ensino superior que já existiam antes da pandemia, caso da flexibilização das modalidades e do aumento do uso das tecnologias pelas IES.

Em seguida, ele trouxe algumas reflexões sobre os impactos da pandemia na educação. “A pandemia abriu uma janela de oportunidades magníficas para o uso da tecnologia no ensino superior, algumas delas que permanecem mesmo após a pandemia”, destacou. Pedró fez também uma série de perguntas aos participantes, como em que medida o ensino mudou nas IES em relação a antes da pandemia e como a docência foi transformada. Ele destacou ainda temas que estão na pauta da educação superior, como a hibridização das aulas, sala invertida, uso de IA e ChatGPT.

Pedró finalizou a palestra apresentando quatro propostas para as IES em relação à questão da transformação digital: a promoção da inovação; a pesquisa e desenvolvimento de aplicativos voltados para alunos e docentes das IES; a promoção e consolidação da internacionalização; e previsão das implicações da transformação digital no papel dos professores.