Diretor da Unesco, Francesc Pedró, participou de um diálogo com dirigentes durante o 5º Encontro Anual da Metared TIC Brasil

Acontecendo nesta quinta, 29, até esta sexta, 30, na Unisanta, em Santos, o 5º Encontro Anual da Metared TIC Brasil contou com um pré-encontro em que dirigentes educacionais puderam participar de um diálogo com o diretor da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Francesc Pedró. Lúcia Teixeira, presidente do Semesp e da MetaRed TIC Brasil, abriu o pré-encontro agradecendo a presença dos dirigentes e reforçou a importância do diálogo para que as IES brasileiras estejam alinhadas aos valores da Unesco.

Ao longo do diálogo, Pedró destacou a importância do intercâmbio e da cooperação entre IES de diferentes países e apontou em sua fala elementos que guiam os valores da Unesco em relação à educação superior: o direito universal à educação com o aumento do acesso ao ensino superior por meio de políticas públicas e institucionais; a necessidade de transformação da educação superior; e a flexibilização das graduações e titulações.

Pedró disse que a Unesco está preparando um relatório sobre a transformação da educação superior. “É um documento sobre como a Unesco entende como a educação superior deveria ser a partir de uma série de sugestões de transformações possíveis. O redesenho das IES é uma dessas sugestões”, apontou. “Está claro de que, depois da pandemia, a experiência universitária não deve ser unicamente de aprendizagem”, afirmou ele. “É dever das IES formar cidadãos com competências e habilidades a partir de uma visão mais humanística”.

O diretor da Unesco também dissertou sobre outros pontos que precisam entrar na agenda das IES: a educação continuada e a flexibilidade das titulações. “Há uma mudança demográfica da população, e as instituições de ensino superior precisam ter isso em mente. Os profissionais precisam voltar constantemente às IES para se requalificarem e as graduações atuais de quatro ou cinco anos são voltadas apenas a um público mais jovem em mente”, explicou. “A flexibilidade do mercado de trabalho demanda que as IES tenham capacidade de detectar onde estão as lacunas em termos de habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. As IES precisam apostar em uma máxima flexibilização”, concluiu.

O pré-encontro do 5º Encontro Anual da Metared TIC Brasil contou ainda com as presenças do coordenador da MetaRed Global, Tomás Jiménez Garcia; do diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato; e do diretor de Inovação e Redes do Semesp, Fábio Reis.