O Censo da Educação Superior 2008 realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e divulgado nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, confirmou as projeções do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp de crescimento do ensino superior no Brasil e no Estado de São Paulo. Pelo quarto ano consecutivo, o número de matrículas revelado pelo Censo corroborou as estatísticas do Semesp.

Segundo o Semesp, em 2008, as instituições de ensino no Brasil teriam 5,1 milhões de alunos matriculados, sendo 3,8 milhões na rede privada, valores muito próximos do que mostrou o Censo da Educação Superior: 5.080.056 de alunos matriculados no Brasil em cursos de graduação, sendo 3,806.091 na rede privada. Já no Estado de São Paulo, de acordo com as projeções do Semesp, haveria em 2008 1,4 milhão de alunos, sendo 1,2 nas IES particulares. Segundo o Censo, as matrículas chegaram a 1.399.000, sendo 1,2 milhão em instituições privadas no estado.

O número de instituições de ensino superior privada no Estado sofreu uma pequena queda. Em 2007, eram 547 instituições (496 privadas e 51 públicas). Em 2008, o número caiu para 537 instituições (485 privadas e 52 públicas). Segundo o presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, a queda se deve ao grande número de fusões e aquisições de universidades e faculdades paulistas.

“Este ano, o setor promoveu várias fusões. Não tivemos um aumento de instituições e sim uma grande demanda de fusões. Por este motivo, a redução no número de instituições particulares”, justifica. O educador também falou sobre o aumento no número de vagas. “Mesmo com a crise econômica mundial, tivemos um crescimento de 4,41% no número de matrículas, que podem ser associadas pela inclusão das classes C e D na educação superior. Vale destacar que o MEC divulgou crescimento de 96,9% de alunos matriculados em Ensino a Distância (EAD), apesar do crescimento de ingressantes ser de apenas 42,2%”, observou Figueiredo.

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, informa que em março de 2010 serão apresentadas as projeções da entidade sobre os dados do ensino superior referentes a 2009. “Durante as Jornadas Regionais que começam a partir de março apresentaremos um panorama do ensino superior na região, comparando com os dados do Estado de São Paulo e Brasil. E, assim como no ano passado, faremos as projeções sobre o crescimento de matrículas para os próximos anos”, finaliza.