O Semesp lançou, nesta segunda-feira (19), a 4ª edição da Pesquisa sobre o Cenário Econômico Atual das Instituições de Ensino Superior Privadas. A pesquisa, elaborada pelo Instituto Semesp, oferece um retrato atualizado dos índices de inadimplência e evasão, referentes ao primeiro semestre de 2020, comparados ao mesmo período do ano anterior, com recortes por porte da IES (pequeno/médio, grande) e por modalidade (presencial, EAD) do setor privado da educação superior no Brasil. O levantamento traz ainda dados sobre ingressos e rematrícula do segundo semestre.

O Instituto Semesp tem divulgado pesquisas regulares sobre inadimplência e evasão nas IES privadas para mapear como o setor tem sido impactado pela pandemia da Covid-19.

Confira abaixo as principais matérias publicadas:

Cresce a evasão e inadimplência no ensino superior particular por causa da pandemia

Em todo o país, a pandemia fez aumentar a inadimplência e a desistência dos alunos nas universidades privadas, aponta levantamento realizado pelo Instituto Semesp. Entrevista com o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, para o Jornal da Globo/TV Globo.

Evasão de alunos de universidades particulares sobe quase 20% no primeiro semestre

Estudo do Semesp apontou ainda que a inadimplência cresceu cerca de 50% no 1º semestre, em relação ao mesmo período de 2019. Entrevista com o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, para o SPTV/TV Globo.

Inadimplência cresce 30% nas faculdades privadas durante a pandemia

A inadimplência em faculdades particulares cresceu 30% durante a pandemia. O número de alunos que desistiu de estudar também aumentou, com a taxa de evasão ficando em 10%. Matéria veiculada no Jornal SBT Brasil.

Inadimplência no ensino superior privado cresce 30% no primeiro semestre de 2020

Um raio-x das universidades privadas do Brasil aponta que, por causa da pandemia de Covid-19, 565 mil alunos ficaram inadimplentes no primeiro semestre de 2020. Matéria da CNN Brasil.

Mais de 850 mil alunos deixam de cursar ensino superior após pandemia

Com a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, 858 mil alunos deixaram de cursar o ensino superior na rede particular neste ano. A redução representa 13,2% das matrículas nas faculdades privadas do país. O levantamento foi feito pelo Semesp. Matéria veiculada no jornal impresso e site da Folha de S. Paulo.

Inadimplência em faculdade cresce só 29,9%

A evasão subiu 14% no primeiro semestre e setor estima a perda de 423 mil alunos com a pandemia; em SP, os prejuízos foram maiores. Os dados são de uma pesquisa do Instituto Semesp com 53 instituições de ensino. Matéria veiculada no jornal impresso e no site de O Estado de S. Paulo.

Inadimplência e evasão crescem no ensino superior no primeiro semestre

A pandemia fez disparar no país a evasão e a inadimplência dos alunos das instituições de ensino privado superior. No primeiro semestre, a inadimplência subiu 29,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O índice ficou em 11%. No caso da evasão, o índice cresceu 14,7% na comparação ao ao mesmo período do ano passado. Matéria do jornal O Globo.

Crescem evasão e inadimplência no ensino superior

No primeiro semestre, os atrasos de pagamento das mensalidades aumentaram 29,4% e o volume de desistências foi 14,7% maior, em relação a igual período do ano passado. Os dados são de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Semesp. Matéria veiculada no jornal impresso e no site do Valor Econômico.

Na pandemia, 608 mil alunos interrompem curso no ensino superior privado

Em meio à pandemia do coronavírus, instituições privadas de ensino superior viram aumentar o número de alunos com mensalidades em atraso. Houve ainda crescimento na quantidade de estudantes que optou por desistir do curso, seja de maneira temporária ou definitiva. É o que aponta um estudo divulgado hoje pelo Semesp, entidade que reúne mantenedoras de ensino superior no Brasil. Matéria do site UOL.

Inadimplência em cursos de graduação cresce no primeiro semestre no país

Estudo realizado pelo Semesp mostra que a taxa de inadimplência no ensino superior brasileiro privado ficou em 11% no período, valor 29,9% maior que nos mesmos meses do ano passado. Matéria da Agência Brasil.

Ensino Superior: Pandemia faz número de novos alunos cair no segundo semestre em SP

Os impactos econômicos e sociais provocados pela pandemia da Covid-19 afetaram o setor da Educação Superior e têm exigido que universitários adiem os planos do diploma. Levantamento do Instituto Semesp traz dados do setor. Matéria do jornal A Tribuna.

Inadimplência no ensino superior cresce 30% durante a pandemia

A evasão dos alunos, com desistência temporária ou definitiva, ficou em 10,1%, um aumento de 14,7% em relação ao ano passado. Os dados são de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Semesp. Matéria do site R7.