Alexandre Gazé / Pró-reitor de coordenação e expansão da Universidade Candido Mendes (Ucam)
Investimos em diversos projetos ligados à formação de cidadãos conscientes e críticos. No entanto, o grande destaque é o Instituto Ambiental Candido Mendes, iniciativa que promove a integração do ser humano com o meio ambiente. O principal projeto do instituto é a Casa Verde, que oferece diversas atividades de sustentabilidade, muitas em parcerias com escolas e organizações privadas: são cursos livres de pintura, jardinagem para crianças, artesanatos com produtos descartáveis, produção de aquecedor solar de baixo custo, nutrição saudável e arquitetura sustentável.

 

Ana Margarida Taborda / Pró-reitora de promoção humana da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
Por meio da Pró-Reitoria de Promoção Humana implantamos projetos de responsabilidade socioambiental, atividades culturais e esportivas e inclusão social. Entre eles estão a Comissão de Educação Inclusiva, que atua na inclusão de deficientes, e o Projeto Permanente de Inclusão Digital e Social, que oferece cursos para excluídos digitais. Já o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Terceiro Setor e Responsabilidade Social desenvolve estudos e pesquisas sobre o âmbito educacional e empresarial. Além disso, a universidade participa há seis anos do Projeto Rondon, coordenado pelo governo federal.

 

Cláudia Lazzarotto / Coordenadora de extensão do Centro Universitário Newton Paiva
Buscamos contribuir de diferentes formas para o desenvolvimento da comunidade em que estamos inseridos. Um exemplo é o Centro de Estudos Pedagógicos (Ceped), que promove oficinas e cursos de capacitação para professores da educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental, garantindo melhor qualidade no ensino. Outro é o projeto Viver Bem a Maior Idade, que atende idosos institucionalizados para melhorar a condição clínica deles. Já na Maternidade Municipal de Contagem há o projeto Bem Nascer, onde são feitos atendimentos fisioterapêuticos às mulheres, do pré-natal ao pós-parto tardio.

 

Cristina Miranda de Sousa / Diretora da faculdade Novafapi
O auxílio à comunidade ocorre principalmente por meio do Centro Integrado de Saúde (CIS), que oferece atendimento nas áreas de odontologia, fonoaudiologia, direito, fisioterapia, biomedicina, medicina, nutrição e enfermagem. Há também o Trote Solidário, que sensibiliza os alunos à doação de sangue e cadastro de medula óssea. Já o curso de direito promove visitas a comunidades para prestar orientações básicas sobre questões judiciais. No âmbito acadêmico, a faculdade desenvolve um projeto que oferta palestras para a comunidade, sobre assuntos relativos ao mundo do trabalho.