O Circuito UnG Internacional, da Universidade Guarulhos, percorre o  “Qhapaq Ñan, Caminho dos Incas”, uma das mais importantes civilizações que habitou a América do Sul entre os séculos XIII e XVI. A partir do dia 28 de outubro, 80 quadros com fotografias e mapas, assinados por diversos artistas, estarão abertos para visitação gratuita na Unidade Guarulhos-Centro da UnG. A exposição é fruto da parceria entre a Universidade e a Embaixada e o Consulado do Peru.

O Qhapaq Ñan foi o principal caminho nos Andes no tempo dos Incas, que souberam integrar e desenvolver em torno dele o sistema viário dos Andes, aproveitando as redes construídas por culturas anteriores ou paralelas.

A mostra evidencia variedade notável de traços culturais e paisagens: ambientes gélidos das montanhas nevadas dos Andres, rodeadas de páramos e frias estepes; vales úmidos e secos; savanas temperadas; areais e rochedos de todas as cores das serras áridas; verdes bosques, estepes amarelas e extensões rochosas salpicadas de cactos.

A ação conjunta do Peru, Bolívia, Equador, Chile, Argentina e Colômbia aspira que o Caminho seja inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Esses países, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, iniciaram a elaboração do projeto integral “Qhapaq Ñan”, com a finalidade de preservar seus excepcionais valores culturais e naturais, favorecer as populações cujos ancestrais o fizeram possível e permitir que possa continuar sendo transitado por andarilhos de outros lugares do mundo.

A exposição “Qhapaq Ñan, Caminho dos Incas” ficará aberta até o dia 28 de novembro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h; e aos sábados, das 8h às 15h. A entrada é franca.